sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Municipal Nossa Senhora dos Anjos e Olga Figueiredo apresentam espetáculos no Solar Boa Vista


O Cine Teatro Solar Boa Vista, espaço cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – Secult/BA, realiza nos meses de dezembro a fevereiro de 2013, mais uma edição do SOLAR 40°. O evento tem programação cultural diversificada e promete esquentar ainda mais o verão soteropolitano. Este ano, uma grande novidade: a abertura fica por conta do SOLAR de Virote, que irá levar ao espaço mais de 24 horas de atividades culturais gratuitas ou a preços populares, entre os dias 01 e 02 de dezembro de 2012.

A partir das 19h do dia 01 de dezembro, os diferentes espaços do Solar Boa Vista serão palco de atividades culturais, como apresentações de artistas locais, regionais e internacionais. A programação noturna prevê ainda o Festival de Artes Visuais Visio Pontos, Mostra de Curtas, Feira de Economia Solidária e o Cortejo de Tambores. No palco principal se apresentam ainda o Grupo Vozes do Engenho, com “Barca Ijexá”, e a atração internacional portuguesa João Pires, que junto à Xafu, apresenta o show “Caminhar”.

Para Chicco Assis, coordenador do Solar Boa Vista, mais do que a abertura da programação de verão, o SOLAR de Virote vem consolida o Solar como espaço cultural diversificado, alternativo, de inovação e possibilidades. “Essa ideia surgiu da angústia de Salvador, uma das cidades brasileiras mais pulsantes de cultura, ainda não realizar a sua virada cultural. Este evento nos faz enxergar que, com a cultura, podemos criar outras possibilidades de ocupação dos espaços públicos para além dos padrões, dos limites e dos horários convencionais”, completa Assis.

A partir da meia noite se apresentam o grupo Chita Fina, Dão e a CaravanaBlack, e o cantor gaúcho Filipe Catto, que com o show “Fôlego”, estreia nos palcos baianos. Os Ingressos para esses três shows custam R$20 e 10 (meia) e o público ainda poderá curtir as Intervenções Sonoras do Ambulante Original e Coletivo Nozmoskada, que discotecam no palco do foyer.

Na manhã do dia 02, a animação fica por conta da apresentação dos mais de 150 alunos do curso de Musicalização Infantil da UFBA e a Mostra de Curtas Infanto-Juvenis do Dia Internacional da Animação. Pelo parque, a partir das 8h, atividades ao ar livre e de mobilização ambiental, incentivo à leitura e prática de esportes completam a programação, juntamente com o I Encontro de Samba Junino, promovido pelo grupo Viola de Marujo. Para o encerramento, a Liga Baiana de B-boys e B-girls apresenta uma Batalha de Coreografias, seguida do show de Os Agentes.

SOLAR 40° aquecendo o mês de dezembro

A programação do Solar em dezembro não para por aí. Entre os dias 04 e 16, acontecem espetáculos de teatro, música, oficinas e exposições. Nos dias 04 e 05, o Grupo Olgarte, formado por alunos da Escola Municipal Olga Figueiredo apresentam o espetáculo “O Maravilhoso Circo da Alegria”. No dia 06, o espaço recebe durante todo o dia a Oficina de Elaboração de Projetos, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – Secult/BA. No dia 07, a Escola Baiana de Canto Popular leva ao espaço o musical “O Canto que Rir e Chora”, às 20h.

Em comemoração ao centenário do escritor baiano Jorge Amado, nos dias 10 e 11 será exibida a Mostra Itinerante “Jorge Cine Amado”, com sessões às 10h e 15h e entrada gratuita. Já nos dias 12 e 13, às 16h, o Núcleo Artístico da Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos faz apresentações gratuitas do espetáculo infanto-juvenil “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”.

Na sexta e no sábado, dias 14 e 15, o “SOLAR Mostra SOLAR”, dos grupos vinculados ao Cine Teatro Solar Boa Vista, é o destaque da programação. Encerrando as atividades de 2012, no dia 16, a partir das 14h, se apresentam a Liga Baiana de B-boys e B-girls. Depois de uma breve pausa, a programação do SOLAR 40º continuará nos meses de janeiro e fevereiro de 2013, com 32 dias de atividades diárias.



Paródia "Consciência tá na mão" é mais um sucesso da Luiz Anselmo

Queridos blogueiros,

A nossa querida escola Luiz Anselmo tem realizado trabalhos belíssimos.
Segue abaixo a paródia "Consciência tá na mão", produzido pela turma da professora Cristina Souza, do 4o. ano B, resultado das reflexões e discussões sobre a Consciência Negra.
Parabéns Pró Cris e toda esta turminha nota mil!!!!!!!!!!!!







Consciência tá na mão

Paródia: Camaro amarelo



Agora estou livre da escrivadão

Não quero chicotada, nem ficar mais na prisão.

A princesa disse que deu a liberdade,

Mas foi uma conquista do meu povo de verdade.



Quando eu fugi com você,

Pra morar na mata, a gente sonhava!

Formamos nosso povo quilombola,

Pra nos defender, a gente lutava!



Ai veio a esperança do meu povo

De resolver nossos problemas, nossa situação.

Ganhei a consciência do meu povo,

To na luta, resistência e não desisto, não, não, não, não...



Agora estou livre, quero educação.

Quero mais respeito, consciência tá na mão.

Ontem você disse, qu’eu não ia dá certo,

Mas agora eu digo, faço tudo, sou sucesso!!!