quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Começou a Campanha de Busca Ativa da Hanseníase e Geohemintíases nas escolas da CRE CENTRO

 

Já começou a Campanha Nacional de Busca Ativa de Casos de Hanseníase e de Tratamento de Geohemintíases, nas escolas da rede pública municipal de ensino fundamental. Por meio da ação, será possível fazer a detecção precoce das doenças, o que possibilita o tratamento rápido e eficaz dos agravos. Neste encontro, ocorrido na Municipal João Pedro dos Santos, os alunos da Municipal Zulmira Torres fizeram uma belíssima apresentação temática para os alunos da Municipal João Pedro dos Santos, bom como para todos os gestores presentes da CRE CENTRO.

 A hanseníase, doença incluída na denominação de doença negligenciada, tem sido objeto de políticas de saúde voltadas para o controle da doença. O diagnóstico precoce, a identificação e exame de contatos próximos, o tratamento adequado dos casos positivos, a mobilização e educação em saúde nas comunidades de risco são umas das importantes atividades desenvolvidas nesse programa.



É importante destacar a necessidade dos professores entenderem o estigma que circunda a história da hanseníase e com isso trabalhar aspectos relativos ao preconceito, desmistificando o contágio que por sua vez só acontece entre indivíduos residentes no mesmo domicílio ou convívio nesta proximidade e freqüência. Também entender que ao iniciar o tratamento, existe o bloqueio imediato da transmissão.

Já para o Tratamento de Geohemintíases as crianças constituem um importante grupo de risco para as infecções, uma vez que estas causam impacto negativo no crescimento físico e desenvolvimento cognitivo, além de uma diversidade de quadros mórbidos que podem gerar complicações que exigem até mesmo intervenções cirúrgicas, podendo inclusive levar a óbito.