quarta-feira, 24 de março de 2010

A cidade do Salvador, Bahia ,Está chegando o Aniversário da nossa Cidade !!!

             Fundada em 1549 por Tomé de Souza, Salvador foi, durante mais de 200 anos, a sede do governo-geral do Brasil. É um dos centros urbanos mais antigos do Brasil. No primeiro século de existência, sua vida girou em trono da exportação do açúcar, pois as plantações de cana se haviam expandido ao longo dos rios que deságuam na baía de Todos os Santos.




       A instalação do porto, naturalmente protegido do oceano por um promontório, favoreceu o desenvolvimento da cidade, graças ao comércio.

Posteriormente, desenvolveu-se na região periférica à baía a cultura do fumo, ocupando as terras impróprias para os canaviais, ao mesmo tempo que, pelo sertão, foi-se expandindo a criação de gado.
Essas atividades provocaram a intensificação das atividades portuárias e da vida urbana, e em fins do século 17 a população de Salvador já atingia 20.000 habitantes. Muitos senhores de engenho instalaram-se em Salvador, construindo belos sobrados residenciais, que deram à cidade as características que até hoje mantém, típicas do colonial brasileiro.
A descoberta do ouro e a mineração na Chapada Diamantina, no século 18, aumentou a prosperidade e determinou novo afluxo de população: em meados do século, Salvador já contava com 40.000 habitantes.

Atualmente, a região metropolitana de Salvador tem cerca de 3 milhões de habitantes.


Salvador é uma cidade cheia de magia, mistérios e encantos. Tradição e modernidade, a opressão que ainda atinge o povo negro e, ao mesmo tempo, um local onde, como nenhum outro no país, esse povo afirma seus valores, cultiva e própria auto-estima e mostra para o mundo a sua beleza. Para entender Salvador você tem que chegar de coração aberto e alegre pois a cidade e a população tem a alegria como lema. São milhares de turistas a cada ano interessados em aproveitar o calor nordestino, a descontração baiana e a rica cultura. Salvador não é uma cidade para ser conhecida da janela de um ônibus, é uma cidade para se conhecer andando, sentindo-a com seus próprios olhos, ouvidos, narinas, e sem dúvida nenhuma, suas papilas gustativas.

A cidade hoje tem cerca de 2.892.625 habitantes, e uma grande área metropolitana.



Embora tenha sido habitada pelos europeus desde 1510, a cidade de Salvador foi fundada pelos portugueses em 1549 como uma fortaleza (o que explica a posição elevada, defensiva, do seu Centro Histórico) e para ser o centro adminsitrativo do Governo-Geral do Brasil. A Cidade do São Salvador da Bahia de Todos os Santos permanceu como capital e cidade mais importante do país por mais de 200 anos. Depois da transferência da capital para o Rio de Janeiro, em 1763, manteve-se próspera como um importante porto do país e devido à riqueza advinda da economia do cacau.

À imagem de cidades portuguesas como Lisboa e o Porto, Salvador tem uma Cidade Alta, que abrigava suas áreas administrativas e religiosas, e uma Cidade Baixa, onde funcionavam o porto e os estaleiros. Nascida ainda nos moldes das cidades medievais, a área mais antiga da cidade velha, conhecida como Pelourinho, cresceu com ruas tortuosas e irregulares, enquanto a parte mais elevada, em torno do Terreiro de Jesus, tem organização mais regular, o que reflete no traçado urbano o momento histórico de transição entre idades no qual a cidade se originou.
Nos anos 1600 e 1700, com a riqueza proveniente da produção e exportação do açúcar para a Europa, surgem magníficas edificações e monumentos que ainda hoje dão a feição barroca do Centro Histórico. Dessa época datam a Catedral de Salvador, a Igreja de São Franciso de Assis, o Mosteiro de São Bento, o Convento de Santa Teresa (que hoje abriga o principal museu de arte sacra do país), prédios públicos como a Casa de Câmara e Cadeia e construções particulares, solares e sobrados.
Perdendo importância a partir do séc. XIX, o Centro Histórico voltou a destacar-se na vida de Salvador, especialmente a partir da década de 1980, quando foi reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e das atividades de revitalização realizadas nos anos 90.
Até a abolição da escravatura (13 de maio de 1888), Salvador foi um importante centro receptor de escravos, recebendo pessoas trazidas do Benin e do Sudão (enquanto no resto do Brasil predominavam os angolanos), o que proporcionou ali o desenvolvimento de uma cultura singular e a existência daquela que é, ainda hoje, a cidade com mais descendentes de africanos em todo o mundo.


        Em Salvador, o que não faltará é o que se ver e se fazer. Você não pode deixar de conhecer os mais famosos pontos turísticos de Salvador, entre muitos outros, como:


1-Pelourinho - O Centro Histórico de Salvador é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1985 e suas ruas e praças principais vêm sendo restauradas desde o início da década de 1990. O Terreiro de Jesus, com a antiga Faculdade de Medicina, fundada por D. João VI em 1808 e a Catedral Basílica; o Convento de São Francisco, quase toda decorada com ouro; e a Fundação Casa de Jorge Amado, com painéis e documentos sobre o famoso escritor são alguns dos pontos de visitação obrigatória no Pelourinho. Do Pelourinho, pode-se caminhar pela praça da Sé e descer pelo Elevador Lacerda e pelo Plano Inclinado Gonçalves até a Cidade Baixa.

2-Elevador Lacerda - Construído no Século XIX (1872) para fazer a ligação entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa, tem 72m de altura e ainda serve como efetivo meio de transporte para milhares de pessoas, principalmente após a última restauração, em 2002. Do alto, as janelas panorâmicas permitem uma vista belíssima do bairro do Comércio e da Baía de Todos os Santos.

3-Solar do Unhão - Este casarão colonial, localizado na Av. do Contorno, é um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos da cidade. Construído à beira mar, hoje abriga o Museu de Arte Moderna da Cidade e um prestigiado restaurante de cozinha regional (com famoso show folcloríco), além de ateliês, mostras da cultura regional e projetos de arte e educação voltados para crianças pobres. Aos sábados das 18h às 21h ocorre no local o projeto JAM no MAM que é um pôr-do-sol acompanhado ao som de Jazz no estacionamento do Solar do Unhão.

4-Farol da Barra - Na verdade, a construção conhecida como "Farol da Barra" é o Forte de Santo Antônio da Barra, no qual se localiza, além do famoso farol, o Museu Náutico da Bahia, fica na entrada da Baía de Todos os Santos e é um dos principais cartões postais da Cidade.

5-Praia do Porto da Barra - Ponto de desembarque do 1° governardor geral do Brasil, e eleita uma das 3 praias mais bonitas do mundo.

6-Mercado ModeloMercado Modelo - No bairro do Comércio, compõe com o Elevador Lacerda outra das imagens mais marcantes de Salvador. Nele funciona um restaurante de frutos do mar e um centro de venda de artesanato.

7-Igreja do Bonfim - Na Cidade Baixa, a Colina Sagrada abriga a igreja mais famosa de Salvador, de onde se pode ter uma vista fenomenal da Península em que a cidade está localizada. Para os católicos, apreciadores do sincretismo religioso e devotos em geral, a visita é indispensável. No mês de Janeiro, ocorre a famosa lavagem de suas escadarias, com água de cheiro, pelas baianas, numa procissão que percorre quilômetros até chegar ao destino.

8-Forte de Mont Serrat - Também na Cidade Baixa, na Penísula de Itapagipe, não deixe de ir no Forte de Mont Serrat que tem uma das mais belas vistas da Bahia de Todos os Santos. Lugar bom para um namoro no fim de tarde. Próximo ao forte fica a Ponta de Humaitá, onde a vista é mais magnífica ainda. Caminhando um pouco, chega-se à Boa Viagem, onde fica a tradicional Igreja da Boa Viagem, e também na mesma penísula ficam o bairro da Ribeira, a bucólica praia do Bugari e a desconhecida Igreja da Penha.

9-Itapuã - Mais do que um bairro, mais do que a famosa praia, mais do que a Lagoa da Abaeté, ali localizada, Itapuã é a idéia mais bem acabada de uma Bahia mítica, paradisíaca e reconfortante, que as canções de Dorival Caymmi e, mais tarde, de Vinícius de Moraes divulgaram por todo o país. Se Itapuã, pelo menos em parte, perdeu a magia que encantou tantos artistas até a década de 1960, ainda preserva lugares que permitem a viagem no tempo, apesar da especulação imobiliária e da construção indiscriminada de condomínios residenciais de classe média, que além de destruir parte das dunas, atraiu serviços típicos da cidade grande, tirando parte de sua tranqüilidade tão característica. Apesar de tudo, vale a pena ver a estátua da sereia, comer um acarajé de Cira, passear na Praça Vinícius de Moraes e conhecer a Lagoa do Abaeté.

10-Forte de São Marcelo - Único forte circular das Américas, o F. S. Marcelo, fica localizado dentro da Baía de Todos os Santos, na Cidade Baixa, o acesso se dá exclusivamente de barco, e o barco tem saída do Terminal Marítimo, localizado atrás do Mercado Modelo. No Forte há três museus, loja de souvenirs, restaurante e uma incomparável vista da cidade de Salvador. Esse forte merece a visita, pela riquíssima história, pela localização e pela estrutura.

11-Museu de Arte Sacra - Além de um importante museu, instalado em um antigo convento e possuindo um dos maiores acervos de arte sacra do país, o M.A.S, no bairro do Sodré, próximo do Centro Cultural Banco do Brasil e da Praça Castro Alves, tem uma Igreja anexa (Santa Teresa) e um mirante.

12-Ladeira da Barra - Comece sua jornada pelo Corredor da Vitória, onde localizam-se três importantes museus baianos, o Museu Carlos Costa Pinto, o Museu Geológico e o Museu de Arte da Bahia, antes de sair da Vitória, destaque para a Igreja de Nossa Senhora da Vitória, que ao seu lado convivem um prédio modernista, uma Mc Donald's e um posto policial. Descendo a ladeira encontrará no seu caminho lojas sofisticadas, centros culturais, edifícios residenciais de classe média/alta, galerias de arte, o Yatch Clube (com restaurante), a Igreja de Santo Antônio (com sua vista fabulosa) e um trecho onde pode se observar a Baía com os barcos, vista sensacional.

13-Gabinete Real Português de Leitura - Essa construção suntuosa, localizado em plena Praça da Piedade, no centro da cidade, possuiu um vasto acervo e um interior rico. Na mesma praça, emparelham-se duas igrejas, a de 1809, de N.S. Piedade e a mais nova, de São Pedro, sendo a da Piedade, também um museu de arte sacra. Próximo ao gabinete, vale a pena dar uma passada rápida por um dos shoppings centers Lapa e Piedade, para um lanche rápido, compras ou descanso.

14-Zoológico - No Alto de Ondina, Parque Zoobotânico possui 120 espécies de mamiféros, aves e répteis, além de animais em extinção. Quando grupos, há visitas guiadas por biólogos. Saindo do Zôo, uma caminhada pelo bairro de Ondina, dá a oportunidade de observar as famosas estátuas, o Memorial Clériston Andrade, restaurantes, docerias, delis, o Campus da UFBA, clínicas, tudo num bairro bastante arborizado e agradável.
                                                 
       Faça :
1-Não deixe de assistir ao ensaio do Olodum: terça-feira à noite, no Largo Teresa Batista, ou no domingo à tarde no Largo do Pelourinho. 17-Visitar um dos principais cemitérios de Salvador. O Campo Santo, na Federação, carrega na sua história, batalhas e momentos cruciais para Bahia. Nele estão enterradas algumas celebridades, e o que mais vale a visita, são os túmulos, cada um uma obra de arte maior, entre o patrimônio do cemitério, destacam-se a impontente igreja e a estátua da fé, tombada pelo Iphan. Outros cemitérios históricos são o dos Ingleses, na Ladeira da Barra e o dos Alemães, em frente ao Campo Santo. Para fãs de Raul Seixas, o Jardim da Saudade, em Brotas, tem que ser visitado, o túmulo do cantor todo ano atrai milhares de fãs, além dele o Jardim da Saudade é um dos cemitérios com maior numéro de personalidades, além de ser um espaçoso e ventilado jardim, sem túmulos tradicionais...



2-Também às terças-feiras, assista a benção na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e na Igreja de São Francisco no Pelourinho.


3-No final do dia veja o pôr-do-sol em Mont-Serrat ou na Ponta do Humaitá ainda na Cidade Baixa e, no verão, no Porto da Barra.


4-O Carnaval de Salvador é um espetáculo de música e energia que atrai baianos, brasileiros e estrangeiros de todo o mundo. Os trios elétricos (gigantescos caminhões de som que levam bandas de música ao vivo) são seguidos por uma multidão de foliões, e percorrem três circuitos: Barra-Ondina (Circuito Dodô - à beira-mar, entre esses dois bairros), o tradicional circuito Avenida (Circuito Osmar), que inicia no Campo Grande e o Circuito Batatinha no Centro Histórico. Para participar dos blocos, que são limitados por cordões de isolamento e guardados por seguranças, é preciso comprar o abadá, a vestimenta que dá acesso à área restrita e começa a ser vendida vários meses antes do evento. Uma alternativa mais tranquila é assistir dos camarotes, que custam mais caro mas são mais confortáveis. Por fim, pode-se seguir os blocos por fora, na chamada pipoca - certamente a opção mais econômica (e perigosa).


5-Às segundas-feiras, há o tradicional ritual para purificação, banho de pipoca, onde mães-de-santo "lavam a alma" nas escadarias da centenária Igreja de São Lázaro, na Federação, das 06 ás 18.


6-Tome o mais tradicional sorvete da Bahia na Sorveteria da Ribeira, no homônimo e belíssimo bairro. O local bastante frequentado, inclusive por artistas locais, fica às margens de uma bela enseada e num bairro bastante agradável e tranquilo.


7-Coma um delicioso acarajé feito pela Cira, em Itapoã, aproveite para conhecer o Farol de Itapoã e a estátua de Vinícius de Morais, onde pode se sentar. No mesmo local vale a pena extender o passeio para um banho de mar nas praia de Stella Maris e do Flamengo, um passeio pela poética Lagoa do Abaeté e seu belo contraste areia/água e o Memorial da Música, ou mesmo ir ao sofisticado restaurante Mistura.


8-Curtir a noite no Rio Vermelho, cheio de bares e restaurantes boêmios, entre eles o Mercado do Peixe, o Rio Vermelho é a melhor opção para quem quer se divertir juntamente dos soteropolitanos, lugar onde a diversidade cultural é o prato-chefe. Desde restaurantes mexicanos, italianos, asiáticos até botequins, passando por café-boutiques, bares gay-friendly e pubs ingleses.


9-Andar de jardineira pela orla. A jardineira faz a rota Campo Grande/Praia do Flamengo, e passa por todas as praias atlânticas de Salvador. A tarifa custa R$2,00 e a viagem é muito agradável.


10-Ir aos domingos no Parque da Cidade, no Itaigara, onde se realiza o projeto Música no Parque, que sempre apresenta cantores de renome gratuitamente.


11-Manhã de sábado no Parque de Pituaçu, onde pode se fazer um piquinique, andar de pedalinho, pedalar 15km dentro de Mata Atlântica ou simplesmente ver obras de Mário Cravo e sentar na lagoa.


12-Perder-se no tempo e no espaço no bairro do Carmo e Santo Antônio, ambos bairros históricos, mas com menos movimento que o Pelourinho. O acesso pode ser feito pelo Pelourinho ou pela Cidade Baixa, através do Plano Inclinado Pilar. No Carmo tem a opção de almoçar por lá mesmo, em algum restaurante transado, ou no luxuoso restaurante Conventual, no Hotel Convento do Carmo.


13-Ir pra balada em Salvador é uma sensacional experiência, com boites de qualidade internacional, na cidade há um leque de opções para todos os gostos...e bolsos.


14-Fazer compras em um dos shoppings centers da cidade é perfeito para os consumistas de plantão, nada melhor que fechar um dia cheio, com compras, nos shoppings centers se encontra de tudo, de grifes famosas até artesanato.


15-Passear pelo setor financeiro de Salvador, é uma experiência excitante, com uma arquitetura diferenciada, prédios modernos e altos convivem com prédios exóticos, entre eles torres coloridas, quadriculadas e de formas inovadoras. Ir caminhando do Iguatemi até o final da Avenida Tancredo Neves pode ser uma ótima forma de conhecer a Salvador desconhecida, observar a arquitetura moderna, fazer compras, ter ótimas experiências gastronômicas e além disso sentir a atmosfera do dia-a-dia dos baianos.


16-Andar de trem, o trem que faz a rota Calçada/Paripe proporciona ao passageiro uma viagem marcada por uma vista explendorosa da Baía de Todos os Santos, nos seus 13km de viagem, o visitante tem diversas belezas, desde a grandiosa Baía até pontes e túneis centenários. Recomenda-se o cuidado ostensivo nessa viagem, redobrando a segurança e estando seguro do seu intinerário. Esse passeio é recomendado somente para pessoas independentes, a dica é sair da Calçada e ao chegar em Paripe retornar no priemiro trem voltando ou tomar um ônibus indo em direção ao centro, logo na porta da estação, evite andar pelo bairro de Paripe e também pela região da Calçada fora de horário comercial.



De hoje até o dia 29 de Março , estaremos colocando no nosso Blog , algo MAIS sobre a nossa cidade!!!
Parabéns Salvador !!!!!