quinta-feira, 29 de março de 2012

Salvador completa 463 anos e celebrações terão bolo, música e presente para o Elevador Lacerda

Os 463 anos de Salvador não poderiam ser comemorados de outra forma. É dia de festa! Na programação, shows, exposições, oficinas de pipas e inauguração de unidade de pronto-atendimento. Até o Elevador Lacerda vai ganhar presente, com nova iluminação.



Em Nova Brasília, às 9h, serão inaugurados o Centro Municipal de Educação Infantil Paulo Bispo Braz e o Ginásio Poliesportivo Nelson Cazumbá. Na ocasião, a criançada poderá participar de torneios de futsal feminino e masculino, além de curtir uma apresentação das alunas do grupo de dança do Programa de Educação Esportiva da Secult e uma fanfarra. Quem for conferir ainda vai comer bolo em homenagem aos aniversário da cidade.

No Pelourinho, a garotada poderá aproveitar o projeto Arte e Alegria no Ar com o especialista em pipas Eugênio Carmo de Mello, mais conhecido como Eugênio Pipa, que promove várias oficinas que ensinam a construir e empinar pipas artísticas.

Os trabalhos serão expostos a partir das 15h, no Largo do Pelourinho, onde os participantes vão empinar cerca de 500 pipas de vários formatos e tamanhos.

Música
No início da noite, por volta das 18h, vai ter o sarau do tradicional grupo de choro Os Ingênuos e participação das cantoras Lia Chaves e Noeme Bastos, na Praça Thomé de Souza, no Centro Histórico. Na Casa do Benin, no Pelourinho, um desfile de penteados afros, com a cabeleireira Negra Jhô, e apresentação musical do DJ baiano Mauro Telefunksoul poderá ser conferida.

Colorido
O Elevador Lacerda não vai ficar de fora da festa. Apesar de ainda ter uma das cabines quebradas, o elevador vai ganhar um conjunto especial de iluminação. A partir das 19h, um total de 93 projetores, que variam de 50 a 300 watts, vai colorir o equipamento com até 100 cores diferentes.


Já no Museu da Cidade, a exposição Um Olhar sobre Salvador vai reunir telas de diferentes artistas plásticos do Centro Histórico sobre a capital baiana. Na Biblioteca Municipal Professora Denise Tavares, na Liberdade, a exposição fotográfica Um Olhar sobre a Liberdade poderá ser conferida. A mostra é formada pelo acervo do Arquivo Histórico Municipal de Salvador e por fotografias feitas por crianças da região.

A programação do aniversário de Salvador será encerrada no domingo (1º), com o show do cantor e compositor Magary Lord, no Farol da Barra, a partir das 19h.
Ilê Aiyê, Cortejo Afro, Márcia Short, Lazzo Matumbi, Roberto Mendes, Peu Meurray, além de Toni Garrido, cantor da banda carioca Cidade Negra, serão os convidados de Magary.


Saúde
Os moradores também poderão comemorar com a ampliação de serviços. Às 9h de hoje será inaugurada a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Hélio Machado, em Itapuã e, às 15h, serão inaugurados uma Unidade de Saúde da Família do Cabula e o Centro de Especialidades Odontológicas do Alto da Cachoeirinha.

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DE SALVADOR!



Para comemorar seu aniversário, a capital baiana preparou uma programação com diversas atrações.

Confira a programação que Salvador preparou para o seu aniversário:

28/03 -Shows•18:00h – Grupo “Os Vendavais”
•Local: Espaço Cultural da Barroquinha

•19:00h – Grupo “J. Veloso e Os Cavaleiros de Jorge”
•Local: Espaço Cultural da Barroquinha


29/03 -Shows
•19:00h – Grupo de Choro “Os Ingênuos” com participação de Lia Chaves e Noeme Bastos
•Local: Praça Thomé de Souza

•19:00h – Banda Direto ao Ponto com participação especial de Lazzo Matumbi
•Local: Espaço Cultural da Barroquinha

•19:00h – DJ baiano Mauro Telefunksoul
•Local: Casa do Benin

30/03- Shows
•19:00h – Grupo Dão e a Caravana Black
•LOcal: Espaço Cultural da Barroquinha

•19:00h – espetáculo de Samba de Roda
•Local: Casa do Benin

31/03
•14:00h – I Festival de Cantigas de Capoeira
•Local: Casa do Benin – Quiosque

Festa em Salvador!!!!




Hoje, dia 29 de março, a cidade de Salvador está completando 463 anos de história. Para celebrar esta data, a programação está repleta musicais e exposições voltadas para à cultura do povo baiano foram anunciadas.


O principal destaque é para o Museu Tempostal, no Pelourinho, que vai apresentar uma programação especial. O local irá promover a exibição do vídeo “(Per)cursos patrimoniais – Centro Histórico de Salvador”, que é distribuído pelo instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). O Museu Temposta, fica na Rua Gregório de Matos.

Ainda nesta quinta, haverá o concerto de abertura da temporada 2012 da Orquestra Sinfônica da Bahia, que vai homenagear o aniversário da cidade na Sala Principal do Teatro Castro Alves. A regência ficará a cargo do maestro Carlos Prazeres, com a entrada custando R$ 20.

A Praça Tomé de Sousa vai receber o grupo de choro de Salvador, “Os Ingênuos”, a partir das 19 horas, tendo a participação das cantoras Lia Chaves e Noeme Bastos.

No Museu da Cidade, fica aberta até sexta-feira (30), a exposição “Um Olhar sobre Salvador”, apresentando diferentes artistas plásticos do Centro Histórico.

Na Biblioteca Professora Denise Tavares, na Liberdade, o público terá acesso à mostra fotográfica “Um Olhar sobre a Liberdade”, ficando aberta até sexta-feira, das 09 às 17 horas.

No dia 01 de abril, às 19h30, no Farol da Barra, o cantor e compositor Magary Lord vai se apresentar com a participação de Márcia Short, Roberto Mendes, Lazzo Matumbi, Peu Meurray e Toni Garrido.