segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Jornada Pedagógica 2010

O que faz uma escola ser bem-sucedida? Qual a receita de uma escola pública  ser considerada um centro de referência? Embora atuando em locais  diferentes e seguindo modelos educacionais distintos, ambas atribuem os bons resultados à mesma razão: a proposta pedagógica, construída coletivamente e concretizada num bom planejamento. A proposta pedagógica é a identidade da escola: estabelece as diretrizes básicas e a linha de ensino e de atuação na comunidade. Ela formaliza um compromisso assumido por professores, funcionários, representantes de pais e alunos e líderes comunitários em torno do mesmo projeto educacional. O planejamento é o plano de ação que, em um determinado período, vai levar a escola a atingir suas metas. Do planejamento, depois, sairão os planos de aula, adaptados ao cotidiano em classe.
 
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 diz que a proposta pedagógica é um documento de referência. Por meio dela, a comunidade escolar exerce sua autonomia financeira, administrativa e pedagógica.Também chamada de projeto pedagógico, projeto político-pedagógico ou projeto educativo, a proposta pedagógica pode ser comparada ao que o educador espanhol Manuel Álvarez chama de "uma pequena Constituição". Nem por isso ela deve ser encarada como um conjunto de normas rígidas. Elaborar esse documento é uma oportunidade para a escola escolher o currículo e organizar o espaço e o tempo de acordo com as necessidades de ensino. Além da LDB, a proposta pedagógica deve considerar as orientações contidas nas diretrizes curriculares elaboradas pelo Conselho Nacional da Educação e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Para Álvarez, o ideal é que o documento seja o resultado de reflexão coletiva. E como chegar ao consenso? "Proporcionando espaços para que cada uma das partes exponha seus objetivos e interesses com base nos princípios educativos com os quais todos concordam", diz o educador. Esse esforço conjunto harmoniza as diferenças entre os grupos que compõem a escola. Um dos desafios para chegar a bom termo nessa elaboração, observa o educador francês Bernard Charlot, é manter a coerência entre a teoria e a prática. "De que vale um discurso pedagógico do tipo construtivista e práticas que o contradizem?", questiona Charlot. Manter a proposta pedagógica e o planejamento escolar atualizados é a recomendação feita pela educadora Madalena Freire, de São Paulo. "Tanto a proposta como o planejamento são processuais e devem correr em paralelo com a construção do conhecimento", diz ela. Isso impede que os dois documentos se transformem em instrumentos engavetados, só revistos no fim do ano. Essa burocratização leva muitos professores a considerar ambos como desnecessários e inviáveis. "O planejamento serve como roteiro para os professores, permitindo aplicar no dia-a-dia a linha de pensamento e ação da proposta pedagógica". O que não significa determinar uma forma única de planejar todas as disciplinas: a avaliação dos erros e acertos é que vai permitir a melhor escolha. Para planejar, é importante cada professor dominar o conteúdo de sua matéria - mas isso de nada valerá se ele não escutar os alunos e não valorizar o que já conhecem. O professor deve sempre se perguntar: o que meus alunos já sabem?
O que ainda não conhecem?
 O que, como e quando ensinar?
Onde ensinar?
Com base nas respostas, ele propõe atividades que façam sentido para os estudantes daquela comunidade. Se for uma aula de literatura, por exemplo, lembre-se de que os alunos de uma escola da periferia não têm o mesmo contato com livros que os de uma escola de classe média. Você precisa valorizar o saber do grupo e, após cada atividade, refletir sobre sua prática. Em vez de atribuir aos alunos incapacidade de aprender, o ideal é que você analise  as próprias inadequações ao ensinar.
Geralmente feito no início do ano ou do semestre para abranger todo o período, o planejamento pede acompanhamento constante, na opinião de Madalena. O trabalho deve ser reavaliado em reuniões quinzenais com a participação de toda equipe e sob a liderança do coordenador. Uma primeira avaliação geral pode ser feita no final do primeiro bimestre para corrigir desvios e lançar bases para o resto do período. Nesse momento, os professores checam se os conteúdos são fundamentais para o aprendizado; se há articulação entre os segmentos (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio); se as reuniões pedagógicas estão sendo bem aproveitadas e se o planejamento favorece o envolvimento da família e da comunidade na escola.
 
É importante  uma proposta  que tenha a cara da escola"
 
Devemos nos questionar :
 
Quem somos?
Onde queremos Chegar?
Como atingir os objetivos?
O que fazer?
 
Características de uma boa proposta pedagógica

Para que o documento de sua escola seja eficaz, ele deve:

- Ser resultado da discussão de toda a comunidade escolar.
- Conter princípios pedagógicos que correspondam ao contexto e à prática da sala de aula dos professores.
- Se adaptar sempre que houver mudanças no público, na realidade da comunidade e, com isso, nos objetivos do ensino.



Características de um bom planejamento

-Para que o planejamento contemple aprendizagens para todos, ele deve:
Operacionalizar os conteúdos fundamentais para a escola.


- Garantir a articulação entre todos os segmentos escolares (desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II  ) e entre as áreas de conhecimento.

- Prever tempo para formação docente e para reuniões pedagógicas

                                                                  
O ano letivo de 2010 na Rede Municipal de Ensino será iniciado no dia 8 de fevereiro, mas os gestores e professores da Secretaria Municipal da Educação Cultura Esporte e Lazer (Secult) se reúnem uma semana antes para participarem da Jornada Pedagógica 2010. O tema deste ano é Conceitos, Valores e Amor e a expectativa é de que cerca de seis mil professores participem do evento, que será realizado de 1º a 5 de fevereiro.

Será uma semana intensa, produtiva e de integração, com diversas atividades para todos os professores municipais nas suas diferentes funções, cargos e segmentos de atuação, durante os três turnos. Nos dois primeiros dias, todos os profissionais serão acolhidos em seus locais de trabalho para receber informações detalhadas sobre a Jornada e realizar o planejamento pedagógico de 2010.

O terceiro dia do evento, quarta-feira, será de integração e todos os envolvidos estarão reunidos na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, a partir das 17 horas, para a Aula Inaugural. O educador Roberto Carlos Ramos - que inspirou o filme recém lançado o Contador de História - será o palestrante da noite e abordará o tema Pedagogia do Amor. O encerramento da noite será feito por duas grandes atrações musicais, dando destaque a parte cultural do evento.

Já nos dias 04 e 05 de fevereiro, os docentes vão participar de palestras e mini cursos voltados para o segmento de atuação deles na Rede Municipal de Ensino, que serão ministrados por profissionais da Educação reconhecidos nacional e internacionalmente, como Jussara Hofman, Maria Clara Machado, Ordália Almeida, Silvia Helena Cruz e Anderson Pena.

A intenção é tratar de questões lúdicas, aproximar os professores de atividades culturais e ao mesmo tempo garantir a formação continuada e o estudo, instrumentos imprescindíveis para prática pedagógica de excelência”, ressaltou o coordenador Pedagógico da Secult, Manoel Calazans.

O secretário Carlos Soares acrescentou que a jornada é um momento de grande importância para toda a rede. “Trata-se de uma grande mobilização da Secult para os profissionais da educação do município com intenção de criar espaço de formação mobilização, alem de levantar a auto estima do professor”, reforçou.

Confira a programação da Jornada Pedagógica 2010:

Dia 01 e 02 de fevereiro: Abertura e acolhimento dos profissionais nas suas respectivas escolas.

Dia 03 de fevereiro: Aula Inaugural na Concha Acústica

Dia 04 e 05 de fevereiro: Palestras e cursos de capacitação dos docentes da Rede Municipal de Ensino. É importante ressaltar, que cada segmento será atendido em um local e turno:

Segmento / Local / Turno
- Educação Infantil / Hotel Pestana / Matutino e Vespertino
- SEJA I e II / Hotel Pestana / Noturno
- Ciclos de Aprendizagem I e II / Aeroclube Plaza Show - Cinemas / Matutino e Vespertino
- 6º ao 9º Ano / Shopping Barra - Cinemas / Matutino e Vespertino
- Encontro de Gestores / Shopping Iguatemi – Cinema / Matutino e Vespertino
- Encontro de Coord. Pedagógico / Shopping Iguatemi – Cinema / Matutino e Vespertino
- Professores de Artes / Shopping Iguatemi – Cinema / Matutino e Vespertino
- Professores de Inglês / Shopping Iguatemi – Cinema / Matutino e Vespertino

Veja um pouco do que foi mo nosso 1º dia !!!!!!
Parabénsssssssssssss!!!!!!!


Unidade Escolar Abrigo do Salvador







Unidade Escolar Nossa Senhora dos Anjos






Unidade Escolar Professor Aristides Novis




Unidade Escolar Capistrano de Abreu




Unidade Escolar Joir Brasileiro



CMEI  Yeda Barradas Carneiro






Unidade Escola Escolar Clemilda Andrade





Unidade Escolar Comunitária da Histárte





Unidade Escolar Virgem de La Almudenã





CMEI  Luis Eduardo Magalhães









Unidade Escolar João Pedro dos Santos







Unidade  Escolar Paroquial da Vitória



Unidade Escolar Braz do Amaral




Unidade Escolar Santa Angela das Mercês





Pessoal está é uma pequena parte da Jornada Pedagógica das Unidades Escolares da CRE Centro.
Amanhã tem muito mais !!!!!!!!!!!!!
Parabénsssssssssss!!!!!!