terça-feira, 24 de abril de 2012

23 de Abril, Dia Mundial do Livro!




Ontem, 23 de abril, foi o dia mundial do livro. Durante o ano a gente tem um monte de dias dedicados ao livro: dia do livro infantil, dia nacional do livro, dia da leitura, etc. Dia do livro é tipo dia do amigo, tem várias vezes por ano. E assim como amigos, livros são coisas essenciais na vida de uma pessoa (ou, pelo menos, na minha).

Procurando um pouco na internet, descobri que o Dia mundial do livro teve sua origem na Catalunha, Espanha. A primeira comemoração aconteceu em 7 de outubro de 1926, data que Miguel de Cervantes comemorava aniversário. Cervantes é autor do clássico Dom Quixote! Mas, espera aí... Se o dia do livro era comemorado 7 de outubro, por que hoje estamos comemorando essa data no dia 23 de abril?

Resolveram transferir a data para o aniversário de morte de Miguel de Cervantes, não aniversário de nascimento. Assim, a data que era comemorada no dia 07 de outubro foi transferida para o dia 23 de abril a partir do ano de 1930, relembrando a morte de Cervantes que acontecera em 1616!

A partir de 1996, a UNESCO instituiu a data como dia mundial do livro, por ser, além disso, data de aniversário e morte de William Shakespeare e alguns outros escritores mundialmente famosos. Hoje em dia, o dia mundial do livro é muito mais marcado pelo aniversário de Shakespeare do que por Cervantes.


Apesar dos livros serem parte essencial na minha vida, para muitas pessoas o livro é algo supérfluo e pouquíssimo valorizado em nosso país. A última pesquisa "retratos da leitura no Brasil" mostrou que o Brasil, infelizmente, ainda é um país de poucos leitores. Nós só conseguiremos mudar essa realidade incentivando outras pessoas e mostrando como o livro é importante para nós. Como leitores, cabe a nós ajudarmos para transformar o Brasil em um país de leitores!



Nesse dia mundial do livro, leia muito e incentive o máximo de pessoas a lerem!!!!!