quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Reunião com os núcleos da CRE Centro -Considerações e orientações Pedagógicas

Nos dia 11 , 12 e 17 de Novembro a CRE Centro estará reunida com os Coordenadores e vices diretores das Unidades Escolares dos Núcleos da CRE Centro.
Dia 11/11-Núcleos 1 e 2
Dia  12/12 -Núcleos  3 e 4
Dia  17/11 -Núcleos  5,6 e 7

Local: CRE Centro
Manhã e Tarde
1-Participação do Grupo do AYMARÁ , para conversar e orientar sobre a 2ª prova
2-Avaliação de Desempenho
3-Provinha Brasil
4-Prova Brasil
5-Orientações do final do Ano

Repaginando a Educação Infantil -Contribuíção dada pela Coordenadora Pedagógica

“Que eu jamais possa dizer a uma criança que seus sonhos são impossíveis, será uma tragédia para o mundo se eu conseguir convencê-la disso”.(AD)

No passado, acreditava-se que a criança só podia entrar na escola aos cinco anos. Hoje se sabe que, quanto mais cedo isto acontecer, melhor. Os três primeiros anos são os mais importantes para o desenvolvimento cerebral. A educação infantil é extremamente importante para o desenvolvimento integral do ser humano. Os estímulos que uma criança recebe nos primeiros anos de vida definem seu sucesso escolar e seu desenvolvimento.O primeiro papel da escola é levar a criança à plena realização de si mesmo.
Ao aprender construindo aprende-se para a vida. Devemos como educadores possibilitar a elaboração de uma identidade múltipla promovendo o respeito às diferenças, à divergência, em direção ao pluralismo ao escutar e à ajuda recíproca. A escola infantil é um comunitário de aprendizes, quando concebemos que as crianças são “aprendizes da comunidade”, na medida que se propõe uma dupla identidade: a “criança de casa” (com saberes construídos) e a “criança aprendiz” (com saberes que serão construídos). A prática didática deve prever o aprendizado cooperativo, o desenvolvimento metacognitivo, a base dialógica, a legitimação das diferenças, as experiências contextualizadas e os papéis alternados.
A criança como sujeito social histórico, estabelece no seu presente, a identidade de portadora e produtora de cultura. Nesse sentido a infância passa a ser considerada como tempo de “Preparação para…”, sonhar, brincar, sorrir, jogar, desenhar, colorir. Com isso, tudo o que a criança tem direito, faz desse período de sua vida um momento em que ela é a protagonista do seu desenvolvimento como sujeito de sua história.
Nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, estão contemplados os Fundamentos Norteadores, que priorizam os Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum; os Princípios Políticos dos Direitos e Deveres de Cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática; os Princípios Estéticos da Sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais; assim como as práticas de educação e cuidados, que possibilitam a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivo/lingüísticos e sociais da criança, entendendo que ela é um ser completo, total e indivisível.
Na Declaração Universal dos direitos da Criança proclamados pela ONU, os anos mais importantes para o desenvolvimento da criança são os seis primeiros. Nesses seis anos se forma a estrutura da personalidade e a base da sua afetividade, em torno da imagem que ela faz de si mesmo. Aos seis anos a criança já passou por várias experiências, como o amor ou a rejeição, o carinho ou a violência, o cuidado ou a indiferença, a certeza ou a dúvida, a alegria ou a ansiedade. Para desenvolver-se de maneira saudável e feliz, é preciso que a maior parte das experiências seja positiva.
Qualquer criança tem o direito de ser criança. Infelizmente, o que temos constatado é que elas estão sendo antecipadas a crescer, coagidas a amadurecer e a adotar responsabilidades, que não condizem com a sua faixa etária.
Desrespeitar o direito de ser criança prejudica o seu desenvolvimento emocional.
“É nessa fase da vida que se inicia a construção do ser autônomo, crítico e criativo, sem o que, um país não poderá jamais alcançar o pressuposto tão almejado qual seja de um povo livre e independente, quer política, econômica, intelectual ou cientificamente”.


Amélia Hamze
Profª da FEB/CETEC
FISO, ISEB-Barretos

IV Simpósio Nacional sobre Consciência e o I Simpósio Nacional Infanto Juvenil sobre Consciência

 FAZER AMPLA DIVULGAÇÃO!

Já estão abertas as inscrições para o IV Simpósio Nacional sobre Consciência e o I Simpósio Nacional Infanto-juvenil sobre Consciência.
Os eventos ocorrerão no período de 11 a 13 de dezembro de 2009, no Instituto Anísio Teixeira – IAT.
FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO!
http://www.simposioconscie/ ncia.com. br

Caminhada pela Paz -Unidade Escolar João XXIII

A  Escola  João XXIII ,está trabalhando com o projeto Viver e Conviver Melhor , para tanto a Equipe Gestora, Professores e alunos , se preparam para uma caminhada pela Paz , no dia 18/11, quarta-feira , pela manhã em um pequeno mas significativo trajeto pelo fim de linha do Engenho Velho de Brotas.

Parabéns  pelo Projeto , pela iniciativa , pois temos que plantar a PAZ em todos os cantos da nossa cidade.