sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Municipal Nossa Senhora dos Anjos e Olga Figueiredo apresentam espetáculos no Solar Boa Vista


O Cine Teatro Solar Boa Vista, espaço cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – Secult/BA, realiza nos meses de dezembro a fevereiro de 2013, mais uma edição do SOLAR 40°. O evento tem programação cultural diversificada e promete esquentar ainda mais o verão soteropolitano. Este ano, uma grande novidade: a abertura fica por conta do SOLAR de Virote, que irá levar ao espaço mais de 24 horas de atividades culturais gratuitas ou a preços populares, entre os dias 01 e 02 de dezembro de 2012.

A partir das 19h do dia 01 de dezembro, os diferentes espaços do Solar Boa Vista serão palco de atividades culturais, como apresentações de artistas locais, regionais e internacionais. A programação noturna prevê ainda o Festival de Artes Visuais Visio Pontos, Mostra de Curtas, Feira de Economia Solidária e o Cortejo de Tambores. No palco principal se apresentam ainda o Grupo Vozes do Engenho, com “Barca Ijexá”, e a atração internacional portuguesa João Pires, que junto à Xafu, apresenta o show “Caminhar”.

Para Chicco Assis, coordenador do Solar Boa Vista, mais do que a abertura da programação de verão, o SOLAR de Virote vem consolida o Solar como espaço cultural diversificado, alternativo, de inovação e possibilidades. “Essa ideia surgiu da angústia de Salvador, uma das cidades brasileiras mais pulsantes de cultura, ainda não realizar a sua virada cultural. Este evento nos faz enxergar que, com a cultura, podemos criar outras possibilidades de ocupação dos espaços públicos para além dos padrões, dos limites e dos horários convencionais”, completa Assis.

A partir da meia noite se apresentam o grupo Chita Fina, Dão e a CaravanaBlack, e o cantor gaúcho Filipe Catto, que com o show “Fôlego”, estreia nos palcos baianos. Os Ingressos para esses três shows custam R$20 e 10 (meia) e o público ainda poderá curtir as Intervenções Sonoras do Ambulante Original e Coletivo Nozmoskada, que discotecam no palco do foyer.

Na manhã do dia 02, a animação fica por conta da apresentação dos mais de 150 alunos do curso de Musicalização Infantil da UFBA e a Mostra de Curtas Infanto-Juvenis do Dia Internacional da Animação. Pelo parque, a partir das 8h, atividades ao ar livre e de mobilização ambiental, incentivo à leitura e prática de esportes completam a programação, juntamente com o I Encontro de Samba Junino, promovido pelo grupo Viola de Marujo. Para o encerramento, a Liga Baiana de B-boys e B-girls apresenta uma Batalha de Coreografias, seguida do show de Os Agentes.

SOLAR 40° aquecendo o mês de dezembro

A programação do Solar em dezembro não para por aí. Entre os dias 04 e 16, acontecem espetáculos de teatro, música, oficinas e exposições. Nos dias 04 e 05, o Grupo Olgarte, formado por alunos da Escola Municipal Olga Figueiredo apresentam o espetáculo “O Maravilhoso Circo da Alegria”. No dia 06, o espaço recebe durante todo o dia a Oficina de Elaboração de Projetos, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – Secult/BA. No dia 07, a Escola Baiana de Canto Popular leva ao espaço o musical “O Canto que Rir e Chora”, às 20h.

Em comemoração ao centenário do escritor baiano Jorge Amado, nos dias 10 e 11 será exibida a Mostra Itinerante “Jorge Cine Amado”, com sessões às 10h e 15h e entrada gratuita. Já nos dias 12 e 13, às 16h, o Núcleo Artístico da Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos faz apresentações gratuitas do espetáculo infanto-juvenil “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”.

Na sexta e no sábado, dias 14 e 15, o “SOLAR Mostra SOLAR”, dos grupos vinculados ao Cine Teatro Solar Boa Vista, é o destaque da programação. Encerrando as atividades de 2012, no dia 16, a partir das 14h, se apresentam a Liga Baiana de B-boys e B-girls. Depois de uma breve pausa, a programação do SOLAR 40º continuará nos meses de janeiro e fevereiro de 2013, com 32 dias de atividades diárias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário