terça-feira, 17 de abril de 2012

COMO TRABALHAR O ALFABETO



Conhecer os nomes das letras é fundamental para os alunos que estão se alfabetizando, pois em alguns casos eles fornecem pistas sobre um dos sons que elas podem representar na escrita. Além disso, os alunos têm de conhecer a forma gráfica das letras e a ordem alfabética.

Essa aprendizagem, porém, pode ocorrer de forma lúdica e divertida por meio de jogos, parlendas e adivinhas.

VOCÊ PODE:

- Achar as letras do alfabeto junto com os alunos, transformando esse momento de organização do espaço da sala de aula também em um momento de aprendizagem.
- Fazer uma ficha com o alfabeto completo em letra bastão para que os alunos a colem em seu caderno.
- Fazer um marcador de livro ou ficha avulsa com o alfabeto completo para que possam consultá-lo sempre que precisar.
- Organizar atividades de completar as letras do alfabeto, utilizando suportes variados: o alfabeto achado na sala de aula, cobrindo algumas das letras com um pedaço de papel e/ou uma tabela com a seqüência do alfabeto incompleta (produzida no computador ou mimeografada).
- Propor que os alunos analisem quais são as letras que compõem seu nome, os nomes dos colegas e o do professor. A atividade poderá, inicialmente, ser feita de forma coletiva e depois com os alunos reunidos em duplas ou em grupos. Comece escrevendo seu nome na lousa e junto com a turma, analise quais as letras que o compõem. Mostre quais são essas letras, destacando aquelas que aparecem mais de uma vez. Depois, em duplas, os alunos deverão analisar quais letras fazem parte do próprio nome, utilizando como suporte o crachá.
- Ensinar os alunos a “cantarolar” o alfabeto, de modo que memorizem a seqüência das letras, ainda que não conheçam sua forma gráfica. Esse procedimento vai ajudá-los a reconhecer os nomes das letras, facilitando a aprendizagem.
- Cantar músicas que envolvem o alfabeto também é uma ótima estratégia.





As atividades com o alfabeto devem acontecer apenas enquanto houver alunos que não sabem os nomes das letras. Depois disso, elas perdem a função.


Texto indicado pela Coordenadora Pedagógica Ana Paula Cardoso.




Joir Brasileiro inicia projeto "Soletrando" em inglês. É o Spelling Bee !!



Meu queridos colegas blogueiros,

Já está aberta a temporada do SOLETRANDO -Spelling Bee , na Escola Joir Brasileiro. Esta será sua 6ª edição.
A professora Conceição Rodrigues está a frente deste trabalho e conta com o apoio e envolvimento de todos. Pois a intenção deste trabalho é "proporcionar aos alunos outra oportunidade de aprender o alfabeto em inglês através do lúdico e do sentimento de competição,"descreve a professora.
Caso você tenha interesse em participar , basta ler as instruções abaixo e realizar esta atividade na sua escola. Ao final das competições por escola, poderá ser  feita uma competição entre os vencedores de cada escola. O que acham?
Por favor leiam o material abaixo.Qualquer dúvida ou esclarecimento, basta entrar em contato com a professora Conceição Rodrigues na CRE CENTRO, ou na Joir Brasileiro.

Descrição do concurso:



1. Anúncio no mural descrevendo a atividade e anunciando período de inscrição e data de início da competição


2. Reunião com os alunos inscritos para esclarecer as etapas da competição. Neste encontro são realizadas as seguintes atividades:


• Entrega do alfabeto transcrito foneticamente, seguido da audição de um cd com o alfabeto;


• Explicação das regras do jogo;


• Apresentação da música –hino do Spelling Bee – Give an A...




3. A competição é realizada em cinco etapas. Em cada uma delas , os alunos soa desafiados em diferentes tópicos.


Etapa 1 – alfabeto


Etapa 2 – cores


Etapa 3 – animais


Etapa 4 – números


Etapa 5 – miscelânea (palavras de diferentes categorias)




4. Regras do jogo


• O jogador estará desclassificado caso esteja ausente no dia da competição e não apresente uma justificativa ao professor. Exemplo: a situação será reavaliada em caso de doença, ou problemas como a chuva ;


• O jogador será classificado para a etapa seguinte se ele tiver apenas 02 erros das 6 palavras/letras testadas;


• O aluno não tentar soletrar a palavra mais de duas vezes.Exemplo: percebeu que errou, ele pode recomeçar apenas mais uma vez;


• Os demais competidores devem permanecer em silêncio enquanto um competidor estiver sendo avaliado;


• O resultado de cada etapa será divulgado no mural English Corner Board no final da manhã do dia da competição;




5. Descrição de cada etapa


Etapa 1 - LETRAS


• Cada competidor retira de um saco um dado com letras. Ele deve soletrar as seis letras uma de cada vez. O professor pode solicitar que o aluno repita caso não esteja claro para o examinador: Repeat, please.


Etapa 2 - CORES


• Cada aluno receberá um copinho de cafezinho onde ele colocará dentro algumas bolinhas coloridas comestíveis. Ele deve escolher seis cores diferentes e soletrá-las. O aluno só poderá comer as bolinhas ao concluir a soletração.


Etapa 3 - ANIMAIS


• Os alunos receberão antecipadamente um quadro com figuras de animais. Eles deverão estudar os nomes dos animais;


• No dia da competição, o aluno retirará de um saco as fotos dos animais que ele deve soletrar os nomes.


Etapa 4 – NÚMEROS


• O aluno retirará de uma caixa seis operações matemáticas;


• O aluno deve mentalmente resolver as operações uma de cada vez e soletrar o resultado em inglês;


• Será considerado erro se a operação matemática estiver errada.


Etapa 5 – OBJETOS ESCOLARES


• Os alunos retirarão de um saco diferentes figuras de objetos escolares. Cada aluno deve soletrar o nome do objeto.


Desempate -MISCELANEA


• Nesta etapa os alunos retirarão de uma caixa envelopes que trarão uma categoria acompanhado de uma palavra da referida categoria. Exemplo: Categoria NÚMEROS . Dentro do envelope a pala THIRTEEN.


• O professor perguntará ao aluno: How do you spell 13? O aluno deverá soletrar a palavra calmamente;


• O professor só poderá repetir a palavra apenas mais uma vez.



6. Premiação


• Os 3 últimos finalistas receberão respectivamente as medalhas bronze, prata , ouro e seus certificados. Além destes prêmios, os 3 vencedores poderão receber outros brindes como jogos , revistas, bombons;


• Haverá também a premiação para o TOP SPELLER special. O aluno que não está entre os finalistas, mas destacou-se durante a competição. Esta indicação é feita pelos participantes;


• No dia da etapa final, os alunos serão estimulados a votar em quem será o vencedor. Quem acertar i nome do vencedor, receberá uma caixa de chocolate;


• Caso mais de uma pessoa tenha apostado no vencedor, a caixa de chocolate será repartida por todos aqueles que apostaram no aluno vencedor da competição.



Realize na sua escola e vamos compartilhar esta idéia!!!!!!!!!!!!!



Grupo PIM estréia novo espetáculo, A Lenda do Peixe Grande




A peça "A Lenda do Peixe Grande"mostra tradições africanas e baianas;
 o ingresso será trocado por livro infantil

A Lenda do Peixe Grande mostra tradições africanas e baianas, e as brincadeiras lúdicas das suas crianças
O elogiado Projeto de Iniciação Musical (PIM) - composto por crianças de Fazenda Coutos 3 - vencedor de dois prêmios Braskem de Teatro com Os Donos da Terra, está com tudo pronto para estrear seu mais novo espetáculo infantil, A Lenda do Peixe Grande. A temporada se inicia neste sábado (7), no Teatro Jorge Amado, e segue até o final de abril, sempre aos sábados (16h), e domingos (às 11h). O ingresso será trocado por um novo livro infantil.


A lenda do peixe grande
Um pescador jogou a sua rede no mar e capturou um peixe grande dourado que ele achou que poderia negociá-lo por dinheiro ao chegar à praia. Porém, para sua surpresa, o pescado gritou que era o 'rei dos peixes'. Para não ser morto, o rei irá negociar com o pescador uma recompensa em troca da sua vida.


'A Lenda do Peixe Grande'
Temporada de 07 a 22 de abril de 2012; sábados, às 16h, e domingos, às 11h
Teatro Jo rge Amado, Pituba
Ingresso: um livro novo de literatura infantil
Texto: Elísio Lopes Jr
Direção artística e figurinos: João Gonzaga.

Não percam!!!!!

E. N. Sra. dos Anjos inicia projeto de leitura e entrega dos livros do PACTO PELA EDUCAÇÃO com belíssimo espetáculo!!!







O professor Lino Costa,da EMNSA(Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos) e sua "trupe" realizaram uma belíssima apresentação na entrega dos livros do PACTO DA EDUCAÇÃO. Foi a peça "Doutor Biruta - O consertador de brinquedos"que marcou não só a entrega dos livros como também teve "o objetivo de incentivar a Leitura e Escrita da escola .Nossa preocupação é com o aprendizado e a disciplina dos nossos alunos. Sendo assim, não abrimos mão da criatividade e do lúdico para tentar sensibilizá-los", relatou o professor Lino Costa. 

Leia abaixo a sinopose deste belíssimo trabalho e deleite-se com o que acontece na EMNSA:

"O Dr. Biruta, o consertador de brinquedos, está preocupado, pois não consegue consertar a boneca Pitouca. Ela não sabe responder quanto é 2+2 nem conhece ainda as vogais. Para solucionar o problema, ele resolve utilizar, pela primeira vez, um sofisticado aparelho que tem a capacidade de levar várias informações para a cabeça dos bonecos, tornando-os inteligentes. Mas o pior acontece: Pitouca não suporta a grande dose de informações e paralisa.

Acreditando que Pitouca quebrou de vez, Dr. Biruta resolve testar Katuxa. Ele faz as tradicionais perguntas e Katuxa responde corretamente todas. Satisfeito, ele sai para buscar uma nova ferramenta, o poderoso “Kit de Leitura”.

Aproveitando a ausência do doutor, Katuxa conversa com as crianças da platéia sobre a importância de estudar, saber ler e escrever. Pitouca se mostra desanimada com os estudos, diz que só quer saber de brincar. Para reanimá-la, Katuxa lhe entrega o kit “Pacto Pela Educação”. Pitouca folheia os livros do kit e mostra-se surpresa com a riqueza contida neles. Animada, ela resolve que irá se dedicar aos estudos dali em diante e promete que nunca mais vai precisar tomar choque no aparelho do Dr. Biruta."




[A peça, “Dr. Biruta, o Consertador de Brinquedos”, é apresentada de maneira alegre, com música, dança e efeitos sonoros. Nela, as crianças participam e interagem com os personagens]







É isso aí pessoal, trabalhos como estes merecem todos os louros possíveis!!!!!!!!!!!!!
PARABÉNS PROFº LINO,PROFª KATIA JORGE, PROFª VERÔNICA MOTTA E TODA A EQUIPE DO EMNSA!!!!!!!!!!!!!!!!!