terça-feira, 7 de agosto de 2012

CMEI Yêda Barradas apresenta Projetos do 1º semestre


Queridos internautas,

Hoje, dia 07/08/2012, às 15:00h, o CMEI Yêda Barradas Carneiro, compartilhará com os pais e comunidades do entorno, o resultado dos Projetos Didáticos trabalhados no 1º semestre de 2012.
São trabalhos belíssimos que as crianças produziram. Convidamos a todos que possam conferir e dá um pulinho no CMEI.
Vamos ver um pouco do que será apresentado???



O GRUPO 0 – com a temática ACALANTO, tem como professora Patrícia e ADI’s: Shirlene e Célia
apresentará trabalhos que promovem a interação e expressão dos desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, desenvolvendo também a coordenação motora através da dança e das atividades com movimentos corporais que explorem o equilíbrio e a desenvoltura na execução dos mesmos.

O GRUPO 01 – com a temática CANTANDO TAMBÉM SE APRENDE, tem a  Professora: Taís e ADI’s: Rita e Glória apresentará trabalhos que estimulam a oralidade e o trabalho com o corpo. As crianças ouvem as músicas, fazem arte, dançam, cantam. Nomeiam e reconhecem sons, animais, fenômenos da natureza, partes do corpo, cuidados da higiene, todo o meio que as cercam.

O GRUPO 02 – com a temática CANTIGAS DE RODA COM A GALINHA PINTADINHA, tem a Professora: Lúcia e ADI’s: Claúdia e Elisangela. Para este grupo o objetivo é resgatar e valorizar as cantigas de roda, assim como desenvolver a oralidade, movimento, socializando a cultura e promovendo o desenvolvimento cognitivo das crianças.

O GRUPO 03 – com a temática PROJETO NOMES, tem a p rofessora: Juli Rose e ADI’s: Marli e Sueli. Para este grupo a temática envolve conhecer a história do seu nome e seu significado. Identificar fontes históricas sobre sua vida. Desenvolver a autoestima. Incentivar a criança a se relacionar com outras pessoas, sentindo-se segura e construindo sua identidade e autonomia. Desenvolver a escrita do seu nome. Identificar seu nome.



O GRUPO 04 – com a temática “MAGIA” CONTOS CLÁSSICOS, tem a  professora: Cyntia e ADI’s: Jane, Iraíldes. Nesta etapa o objetiva é resgatar a infância através da literatura infantil. Esse investimento dar-se-á ao criar, interpretar, ouvir, cantar, sonhar... possibilitando às crianças a magia que faz parte dos contos clássicos.

O GRUPO 05 –  com a temática HISTÓRIAS DAQUI, HISTÓRIAS DALI, HISTÓRIAS DE LÁ tem a professora: Ana e ADI’s: Elisângela e Vitória. Apresentaram trabalhos que visam estimular o hábito da leitura, ampliar os saberes nas diferentes áreas do conhecimento e a aquisição da leitura e da escrita mergulhando no universo das histórias e possibilitando que as crianças do Grupo 05 dêem continuidade a sua construção enquanto ser social, crítico e, sobretudo transformador da sua vida e da realidade que a cerca.

Parabéns a toda a equipe do Yêda Barradas. Conheço as meninas e sei do compromisso e excelente trabalho que realizam no CMEI!!!!!




Alunas do Joir são sucesso na ACBEU

  Meus queridos,
O Dia do Estudante se aproxima e aqui estaremos postando estudantes que são destaque nas nossas unidades. Não quero desfazer dos demais nem criar esteriótiopos de perfeição,mas devemos sim validar aqueles que fazem sucesso não só na escola como também fora dela.


As ex-alunas do Joir Brasileiro Lucicleide Oliveira, Rebeca Barbosa e Shirley Oliveira participaram da seleção de bolsas no curso de inglês ACBEU em 2011. Para a alegria da escola e das famílias, as alunas foram contempladas e começaram a cursar o Teens 1 na ACBEU Pituba no dia 30.07.12.
O curso com bolsa integral tem a duração de 03 anos e certamente será muito importante para o crescimento pessoal e profissional de cada uma destas adolescentes.



 Estas garotas são exemplos de estudantes que temos um imenso orgulho de ter tido na unidades escolares contempladas pela CRE Centro. Parabéns Joir e toda a sua equipe!!!!!
Good luck, girls!

Uma palavra sobre Eduardo Oliveira



Faleceu dia 12 do último mês um dos pioneiros da poesia negritudinista brasileira, o poeta Eduardo de Oliveira, autor do "Hino à Negritude" que transcrevo a seguir, obra selecionada pelo Congresso Brasileiro como integrante do patrimônio nacional, de execução obrigatória em cerimônias e datas oficiais evocativas dos afrobrasileiros. Eis o desfecho da trilha que o amor "cordial" reserva aos heróis do povo negro no Brasil...


Abaixo, a nota emitida pela UNEGRO, colhida no Facebook do presidente dessa organização, Edson França

=============



Nota de Falecimento



"A União de Negros Pela Igualdade – UNEGRO manifesta pesar pelo falecimento do militante do movimento negro, Professor Eduardo de Oliveira, compositor do Hino à Negritude e Presidente do Congresso Nacional Afro-Brasileiro – CNAB.
Sua trajetória política em defesa da população negra e luta para superação do racismo é um exemplo a ser seguido por toda militância que desejam um Brasil próspero, justo e sem racismo.
A UNEGRO guardara do Professor Eduardo de Oliveira os mais belos ensinamentos, pois ele tinha profunda consciência de quem era os inimigos do povo. Combatia com destemor os racistas e defendia com paixão e doçura causa que todo movimento negro defende.
Que no Orun, ao lado de Abdias dos Nascimento, Hamilton Cardoso, Lélia Gonzalez, Arlindo Veiga, Beatriz Nascimento, José Correa Leite, dentre outros, protejam nossa luta!"

===============



“Hino à Negritude (Cântico à Africanidade Brasileira)



I

Sob o céu cor de anil das Américas

Hoje se ergue um soberbo perfil

É uma imagem de luz

Que em verdade traduz

A história do negro no Brasil

Este povo em passadas intrépidas

Entre os povos valentes se impôs

Com a fúria dos leões

Rebentando grilhões

Aos tiranos se contrapôs

Ergue a tocha no alto da glória

Quem, herói, nos combates, se fez

Pois que as páginas da História

São galardões aos negros de altivez

(bis)



II

Levantado no topo dos séculos

Mil batalhas viris sustentou

Este povo imortal

Que não encontra rival

Na trilha que o amor lhe destinou

Belo e forte na tez cor de ébano

Só lutando se sente feliz

Brasileiro de escol

Luta de sol a solenidades

Para o bem de nosso país

Ergue a tocha no alto da glória

Quem, herói, nos combates, se fez

Pois que as páginas da História

São galardões aos negros de altivez

(bis)



III

Dos Palmares os feitos históricos

São exemplos da eterna lição

Que no solo Tupi

Nos legara Zumbi

Sonhando com a libertação

Sendo filho também da Mãe-África

Arunda dos deuses da paz

No Brasil, este Axé

Que nos mantém de pé

Vem da força dos Orixás

Ergue a tocha no alto da glória

Quem, herói, nos combates, se fez

Pois que as páginas da História

São galardões aos negros de altivez

(bis)



IV

Que saibamos guardar estes símbolos

De um passado de heróico labor

Todos numa só voz

Bradam nossos avós

Viver é lutar com destemor

Para frente marchemos impávidos

Que a vitória nos há de sorrir

Cidadãs, cidadãos

Somos todos irmãos

Conquistando o melhor por vir

Ergue a tocha no alto da glória

Quem, herói, nos combates, se fez

Pois que as páginas da História

São Galardões aos negros de altivez.

CRE Centro realiza 5º encontro do Pacto pela Educação



O 5º encontro de formação do programa Pacto Pela Educação na CRE Centro aconteceu entre os dias 24 e 25 de julho na Municipal Aristides Novis. Trabalhando a 3º etapa 1º mês da Proposta Alfabetizar Letrando, o grupo explorou o trabalho com Lendas, texto base desta etapa.


 Atendendo ao pedido do grupo nas avaliações passadas, os formadores trouxeram para este encontro uma oficina sobre Jogos de Alfabetização. Material de apoio e estudo para o trabalho lúdico às sextas-feiras conforme rotina do Pacto. Houveram ainda duas apresentações da Vivência do Pacto - uma realizada no turno matutino e outra realizada no turno vespertino.

A primeira atividade foi apresentada pelas colegas, Alba e Nadjane, respectivamente coordenadora e professora da Escola Municipal Lélis Piedade. A dupla apresentou a vivência com o trabalho sobre Mandalas. Já a segunda atividade foi apresentada pela professora e vice diretora da Escola Municipal Martagão Gesteira. atividade proposta foi um texto lacunado da atividade dos animais de A a Z do Pacto. A professora relatou a satisfação em perceber como uma simples atividade, quando bem trabalhada, traz resultados surpreendentes.



"O grupo está cada vez mais integrado e produtivo. E com certeza esse resultado tem reflexo positivo direto na sala de aula.",relata o coordenador pedagógico Alexsandro Palma.

É isso aí pessoal, parabéns pela produção, dedicação e comprometimento!!!!