domingo, 13 de dezembro de 2009

O Nosso BLOG também é informação !!!!!

****7 passos para o ano-novo com finanças em dia !!!!!****



Como você está planejando financeiramente seu início de ano? Você vai começar 2010 no vermelho? Ou passará tranquila pela fase do IPVA, IPTU, matrícula e material escolar e tudo mais? É, amiga, se você enfiou o pé na jaca com os gastos do fim de ano, achando que seu 13º se multiplicaria milagrosamente, é bom se organizar. Nada melhor do que aproveitar esse momento de início de ano para fazer aquela revisão de sua vida e de suas finanças.

A seguir há uma lista, em tópicos, com o passo a passo para quem decidir entrar o ano-novo sem ser envolvida pelas “trevas” das contas de janeiro e viver em paz com a conta corrente o ano inteiro. Está de maneira sucinta, pois em outros posts aqui do Bolso da Saia você pode acompanhar um debate mais aprofundado sobre esses e outros aspectos da organização financeira. Essa lista é para você assimilar melhor, tentar identificar em qual desses passos está, imprimir, copiar, memorizar. Fique à vontade!


1º: Calcular o quanto tem de dívidas; 2º: Traçar um plano para quitar todas as dívidas, pagamentos atrasados, etc.; 3º: Organizar o orçamento mensal, para descobrir quanto e como gasta; 4º: Estipular, após a organização do orçamento mensal, um valor para poupar todo mês; 5º: Criar um colchãozinho, uma reserva de emergência, equivalente a três ou seis meses de salário; 6º: Com um dinheiro poupado, procurar/estudar opções de investimento para seu dinheiro; 7º: Aproveitar os benefícios de ter as finanças organizadas, como realizando um sonho, uma viagem ou a compra de um bem mais caro.


Como falei, boa parte desses “passos” já foram abordados em outros posts aqui no blog. Fique à vontade para explorar! Será ótimo e eu convido todas vocês a começar janeiro bem, para ter aquele gás para o resto do ano. Com as contas no azul, o ano-novo será melhor ainda!


              As melhores coisas da vida são de graça !!!!!!!!!

Nosso bem-estar está sempre relacionado às finanças, quer você queira, quer não. Mas aqui vai uma notícia mais que boa: nem tudo depende do dinheiro! Às vezes, adiamos nossa felicidade esperando a realização de algo material acontecer: serei feliz quando conquistar aquele emprego que eu quero, quando tiver minha própria casa, quando comprar meu carro.


                                                        


Não se engane: a VERDADEIRA e completa felicidade não está em nada que se possa comprar com dinheiro… Quer um exemplo? Você pode gastar uma grana comprando um videogame para o seu filho. Ele fica contente, você também, e cada um para o seu canto, acabou! O que você acha que aconteceria se você fosse mais vezes para o quintal jogar bola com ele? Imagine a felicidade de sentar ao lado dele na sala para montar juntos um jogo de quebra-cabeça? Pode ser um daqueles bem vagabundos, comprado numa loja de artigos de R$ 1,99. O bem valioso, aqui, é seu tempo e não o dinheiro gasto no presente.

Outro exemplo… vamos lá: há quanto tempo você não acorda sem despertador e fica enrolando na cama, curtindo uma preguiça até a hora que der na telha? Isso não é só preguiça, não! É qualidade de vida, é ter um tempo para você, é… felicidade grátis! A felicidade está nas coisinhas mais simples, nas mais baratinhas. O luxo, o glamour, fazem parte da vida e todas nós merecemos. Mas aprenda a enxergar sua realização pessoal nas coisas certas. Mais nos sentimentos e menos nas conquistas materiais. Deixe a carteira na gaveta e seja feliz !!!!








                                   Economizar é igual dieta

Você vive achando que precisa fazer dieta? Perdeu a conta de quantas matérias de revistas já leu ou quantas conversas já teve com amigas, parentes, colegas de trabalho ou qualquer estranha que conheça na fila do banco sobre qual a dieta mais milagrosa para a emagrecer rápido com menos esforço?Bom, assim como existem milhões de formas, estratégias, receitas, conselhos das pessoas (bons e ruins), existe por aí muitas formas mirabolantes de ganhar dinheiro, ficar rico ou mesmo economizar.


                                                               


É bom ficar alerta! Você precisa pegar essas dicas mirabolantes todas e descobrir qual tem a ver com sua realidade, qual é comprovadamente eficaz, qual combina com você – e qual é pura fantasia! Sabe a dieta super radical que você vai fazer dois dias antes daquele casamento importante para caber no vestido? Não é muito saudável, mas por um perído curtinho de tempo vale. Só não extrapole, porque isso prejudica a saúde. Da mesma forma que um plano de juntar X reais por mês para juntar um montante de X milhões daqui não sei quantos anos, pode ser uma baita furada.


Afinal, cada pessoa e cada família tem um perfil diferente, cada um tem uma capacidade de poupança mensal, cada um tem sua flexibilidade para fazer sacrifícios ou não. Uns aceitam de boa fazer aquela “dieta radical”, cortando totalmente os gastos extras. Outros passam mal, e precisam de uma reeducação mais paciente e eficaz. Assim como a  recomendação é a procura de um nutricionista ou médico para receitar a melhor e mais adaptada dieta à sua necessidade e objetivos, quando o assunto é dinheiro, não dá para aceitar qualquer conselho. Busque muita informação antes, nada de se “automedicar” com “receitas” aprendidas na fila do supermercado, viu!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário