quinta-feira, 15 de março de 2012

COMO TRABALHAR AS FASES DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA


Tema ainda muito discutido e estudado pelo professor, conhecer as fases da aquisição da escrita oportuniza que o mesmo realize suas intervenções em cima destes dados com a sua turma.
O texto a seguir é contribuição da nossa Coordenadora Pedagógica Ana Paula Cardoso.


Com sondagem das fases de aquisição da escrita dos seus alunos, você pode desenvolver uma série de atividades que auxiliam no confronto e avanços das hipóteses de escrita dos alunos.
Aqui estão algumas sugestões:




ESCRITA PRE-SILÁBICA


• Iniciar pelos nomes dos alfabetizandos escritos em crachás, listados no quadro e/ou em cartazes.


• Trabalhar com textos conhecidos de memória, para ajudar na conservação da escrita.


• Identificar o próprio nome e depois o de cada colega, percebendo que nomes maiores podem pertencer às crianças menores e vice-versa;


• Organizar os nomes em ordem alfabética, ou em “galerias” ilustradas com retratos ou desenhos;


• Criar jogos com os nomes: “lá vai a barquinha”, dominó, memória, boliche, bingo;


• Fazer contagem das letras e confronto dos nomes;


• Confeccionar gráficos de colunas com os nomes seriados em ordem de tamanho (número de letras).Fazer estas mesmas atividades utilizando palavras do universo dos alfabetizandos: rótulos de produtos conhecidos ou recortes de revistas (propagandas, títulos,palavras conhecidas).


• Classificar os nomes pelo som ou letra inicial, pelo número de letras, registrando-as.






ESCRITA SILÁBICA 


• Fazer listas e ditados variados (dos alfabetizandos ausentes e/ou presentes, de livros de histórias, de ingredientes para uma receita, nomes de animais, questões para um projeto).


• Trabalhar com textos conhecidos de memória, para ajudar na conservação da escrita


• Ditado de palavras do texto.


• Análise oral e escrita do número de sílabas, sílaba inicial e final das palavras do texto.


• Lista de palavras com a mesma silaba final ou inicial;


• Escrever palavras dando a letra inicial;


• Ligar desenho a primeira letra da palavra;


• Usar jogos e brincadeiras (forca, cruzadinhas, caça-palavras);


• Organizar supermercados e feiras; fazer “dicionário” ilustrado com as palavras aprendidas, diário da turma, relatórios de atividades ou projetos com ilustrações e legendas;


• Propor atividades em dupla (um dita e outro escreve), para reescrita de notícias, histórias, pesquisas, canções, parlendas e trava-línguas.


• Produção de textos, ditados, listas.






ESCRITA SILÁBICA-ALFABÉTICA


• Ordenar frases do texto;


• Completar frases, palavras, sílabas e letras das palavras do texto;


• Dividir palavras em sílabas;


• Formar palavras a partir de sílabas;


• Ligar palavras ao número de sílabas;


• Produção de textos, ditados, listas.






ESCRITA ALFABÉTICA


• Investir em conversas e debates diários.


• Possibilitar o uso de estratégias de leitura, além da decodificação


• Considerar o “erro” como construtivo e parte do processo de aprendizagem


• Produção coletiva de diversos tipos de textos.


• Análise lingüística das palavras


• Reescrita de texto (individual / coletiva)


• Revisão de texto.


• Atividades de escrita: complete, forca, enigma, stop, cruzadinha, lacunado, caça-palavra.


• Copiar palavras inteiras;


• Contar número de letra ou palavra de uma frase;


• Pintar intervalos entre as palavras;


• Completar letras que faltam de uma palavra;


• Ligar palavras ao número de letras e a letra inicial;


• Circular ou marcar letra inicial ou final;


• Circular ou marcar letras iguais ao seu nome ou palavra-chave.


• Produção de textos, ditados, listas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário