sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Mitos e verdades sobre o diagnóstico inicial

Vamos fazer um teste?
Neste teste, apresentamos 15 frases sobre as sondagens com alunos do 6º ano. Leia e responda se considera as afirmações verdadeiras ou falsas.

No fim do questionário, não há tabulação de erros e acertos. A intenção é convidar você a refletir sobre a função da avaliação inicial e apontar maneiras de fugir dos equívocos mais comuns.

1. Em uma disciplina com a qual o aluno nunca teve contato, o ideal é partir do pressuposto que eles não sabem nada sobre o conteúdo.


Verdadeiro.


Falso.



2. É preciso tentar identificar o que os alunos não sabem em vez de focar o que eles sabem.


Verdadeiro.


Falso.



3. A avaliação inicial não é sinônimo de prova.


Verdadeiro.


Falso.



4. O diagnóstico inicial pode ser realizado apenas verificando se as respostas dos alunos estão certas e erradas.


Verdadeiro.


Falso.



5. O diagnóstico inicial não precisa abranger todo o conteúdo da disciplina de uma só vez.


Verdadeiro.


Falso



6. O diagnóstico inicial não pode demorar muito tempo para ser concluído.


Verdadeiro.


Falso



7. Perguntas abertas – como “o que você sabe sobre números?” – podem induzir ao erro.


Verdadeiro.


Falso.



8. É essencial escolher atividades adequadas à competência e ao conteúdo a ser avaliado.


Verdadeiro.


Falso.



9. O objetivo da sondagem é que os alunos demonstrem o conhecimento de assuntos específicos e já decorados.


Verdadeiro.


Falso.



10. Não é preciso manter um registro dos saberes.


Verdadeiro.


Falso.



11. A avaliação inicial deve valer nota.


Verdadeiro.


Falso



12. As informações levantadas no diagnóstico inicial devem ser consideradas no planejamento das aulas.


Verdadeiro.


Falso.



13. Não é preciso realizar avaliações diagnósticas todos os anos, já que os saberes das crianças são bem parecidos.


Verdadeiro.


Falso



14. Em Língua Estrangeira, o professor deve fazer somente perguntas que não exijam respostas no idioma.


Verdadeiro.


Falso



15. Em Matemática, pode-se dar uma lista de atividades, sem que seja necessário que os alunos registrem suas estratégias de resolução.


Verdadeiro.


Falso.



Intencionalmente, não oferecemos aqui nenhum resultado ou classificação em perfil, uma vez que a intenção não é quantificar o conhecimento sobre o diagnóstico inicial. A reflexão sobre o tema, no caso, é o principal objetivo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário