domingo, 12 de fevereiro de 2012

Caminhos para melhorar a Aprendizagem

Caminhos para melhorar a Aprendizagem 

1-Tamanho da turma 
Há evidências científicas de que a redução do tamanho da turma tem impacto na proficiência dos alunos. A magnitude dos efeitos, no entanto, está diretamente associada ao contexto do sistema educacional. Reduzir o número de alunos por turma requer espaço físico e professores qualificados para atender a demanda criada pelo aumento do número de salas de aula. Por isso, antes de implementar essa política, é necessário avaliar com cuidado o seu custo-benefício.


2-Composição da turma 

Se as escolas devem agrupar os alunos em turmas homogêneas ou heterogêneas é um tema controverso, sobretudo porque cada tipo de composição de turmas tem suas vantagens e desvantagens. Dessa forma, deve-se ter em mente o objetivo que se deseja alcançar. Caso o objetivo seja melhorar o desempenho dos alunos, estudos indicam que a composição de turmas homogêneas, com alunos de desempenho escolar semelhante, tem mais efeitos positivos. Existe risco de que essa política aumente a desigualdade de oportunidades entre os alunos, embora não haja evidências que possam comprovar essa relação.



                                                      
3-Qualidade do Professor

Estudos realizados na última década deixam claro que a qualidade do professor tem grande impacto sobre o desempenho educacional dos alunos. O melhor corpo docente, no entanto, não reúne necessariamente os professores mais escolarizados, os mais experientes ou os mais bem remunerados. Há uma ampla gama de informações, como desempenho efetivo dos alunos e avaliações da direção e da comunidade escolar, que também devem ser levadas em conta.

      
4-Calendário Escolar

A exposição do aluno ao conhecimento, ao longo do ano letivo, está relacionada ao planejamento e ao cumprimento do calendário escolar. Para que os alunos aprendam o conteúdo previsto para o ano no qual estão matriculados, é preciso garantir o mínimo de horas letivas obrigatórias, a presença do professor em sala de aula e a criação de oportunidades de recuperação e reforço ao longo do ano para alunos que necessitem. Estudos indicam que alunos que frequentam essas aulas fora do período letivo apresentam um desempenho acadêmico melhor do que aqueles que, apesar de precisarem, não têm essa possibilidade. Reduzir as faltas dos professores também tem impacto direto no aprendizado e na motivação dos estudantes, especialmente dos mais vulneráveis. 





    

Pesquisa retirada do site http:/paramelhoraraoaprendizagem.org.br ás 14:20

                                                 

                                                

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