Caminhos
para melhorar a Aprendizagem
1-Tamanho
da turma
- Recursos da escola
- • Exposição dos alunos ao professor
Há
evidências científicas de que a redução do tamanho da turma tem impacto na
proficiência dos alunos. A magnitude dos efeitos, no entanto, está diretamente
associada ao contexto do sistema educacional. Reduzir o número de alunos por
turma requer espaço físico e professores qualificados para atender a demanda
criada pelo aumento do número de salas de aula. Por isso, antes de implementar
essa política, é necessário avaliar com cuidado o seu custo-benefício.
2-Composição
da turma
- Recursos da escola
- • Exposição dos alunos ao professor
Se as
escolas devem agrupar os alunos em turmas homogêneas ou heterogêneas é um tema
controverso, sobretudo porque cada tipo de composição de turmas tem suas
vantagens e desvantagens. Dessa forma, deve-se ter em mente o objetivo que se
deseja alcançar. Caso o objetivo seja melhorar o desempenho dos alunos, estudos
indicam que a composição de turmas homogêneas, com alunos de desempenho escolar
semelhante, tem mais efeitos positivos. Existe risco de que essa política
aumente a desigualdade de oportunidades entre os alunos, embora não haja
evidências que possam comprovar essa relação.
3-Qualidade
do Professor
- Recursos da escola
- • Professor
Estudos
realizados na última década deixam claro que a qualidade do professor tem
grande impacto sobre o desempenho educacional dos alunos. O melhor corpo
docente, no entanto, não reúne necessariamente os professores mais
escolarizados, os mais experientes ou os mais bem remunerados. Há uma ampla
gama de informações, como desempenho efetivo dos alunos e avaliações da direção
e da comunidade escolar, que também devem ser levadas em conta.
4-Calendário
Escolar
A exposição
do aluno ao conhecimento, ao longo do ano letivo, está relacionada ao
planejamento e ao cumprimento do calendário escolar. Para que os alunos
aprendam o conteúdo previsto para o ano no qual estão matriculados, é preciso
garantir o mínimo de horas letivas obrigatórias, a presença do professor em
sala de aula e a criação de oportunidades de recuperação e reforço ao longo do
ano para alunos que necessitem. Estudos indicam que alunos que frequentam essas
aulas fora do período letivo apresentam um desempenho acadêmico melhor do que
aqueles que, apesar de precisarem, não têm essa possibilidade. Reduzir as
faltas dos professores também tem impacto direto no aprendizado e na motivação
dos estudantes, especialmente dos mais vulneráveis.
Pesquisa
retirada do site http:/paramelhoraraoaprendizagem.org.br ás 14:20
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