quinta-feira, 21 de junho de 2012

Centenário de Luís Gonzaga -São João do Escola Municipal Profº Aristides Novis

Luiz Gonzaga nasceu em Exu, Pernambuco, em 13 de dezembro de 1912. Foi um compositor popular. Aprendeu a ter gosto pela música ouvindo as apresentações de músicos nordestinos em feiras e em festas religiosas. Quando migrou para o sul, fez de tudo um pouco, inclusive tocar em bares de beira de cais. Mas foi exatamente aí que ouviu um cabra lhe dizer para começar a tocar aquelas músicas boas do distante nordeste. Pensando nisso compôs dois chamegos: "Pés de Serra" e "Vira e Mexe". Sabendo que o rádio era o melhor vínculo de divulgação musical daquela época (corria o ano de 1941) resolveu participar do concurso de calouros de Ary Barroso onde solou sua música “ Vira e Mexe” e ganhou o primeiro prêmio. Isso abriu caminho para que pudesse vir a ser contratado pela emissora Nacional.

No decorrer destes vários anos, Luiz Gonzaga foi simbolizando o que melhor se tem da música nordestina. Ele foi o primeiro músico assumir a nordestinidade representada pela a sanfona e pelo chapéu de couro. Cantou as dores e os amores de um povo que ainda não tinha voz.

Nos seus vários anos de carreira nunca perdeu o prestígio, apesar de ter se distanciado do palco várias vezes. Os modismos e os novos ritmos desviaram a atenção do público, mas o velho Lua nunca teve seu brilho diminuído. Quando morreu em 1989 tinha uma carreira consolidada e reconhecida. Ganhou o prêmio Shell de Música Popular em 87 e tocou em Paris em 85. Seu som agreste atravessou barreiras e foi reconhecido e apreciado pelo povo e pela mídia. Mesmo tocando sanfona, instrumento tão pouco ilustre. Mesmo se vestindo como nodestino típico (como alguns o descreviam: roupas de bandido de Lampião). Talvez por isso tudo tenha chegado onde chegou. Era a representação da alma de um povo...era a alma do nordeste cantando sua história...E ele fez isso com simplicidade e dignidade. A música brasileira só tem que agradecer...








                                                                              
Aí isso aqui está muito bom e isso aqui tá bão de demais
Olha quem está fora quer entar
mas quem tá dentro não sai !!!!!

                                      

Arraiá da Escola Municipal Permínio Leite

Mais um ano de muita animação no Arraiá da Escola Municipal Permínio Leite, esse ano homenagiamos o Centenário de Luiz Gonzaga além de resgatar brincadeira Juninas que fizeram de nossa festa um sucesso.
Nosso Arraiá aconteceu no dia 20 de junho (quarta-feira) começando pela manhã com as crianças e terminando com uma belíssima apresentação do Grupo Resnascer das Obras Assistenciais Irmã Dulce que fechou nosso dia com uma linda quadrilha para os alunos do SEJA.

    Que colorido MARAVILHOSO !!! Eta festa danada de bão !!!!

                                       Olhe o noturno aí minha gente !!!!


Quem achar primeiro ganha !!!

                                     Foram 12 horas de muito forró e alegria !!!