quarta-feira, 21 de abril de 2010


Está confirmada para o dia 27 de Abril (terça-feira) a Eleição de Diretores da Rede Pública Municipal de Ensino. O objetivo da votação é eleger os diretores e vice-diretores que administrarão as unidades escolares pelos próximos três anos. E a grande novidade do processo este ano é que Salvador é a primeira capital do Brasil a adotar o método de Votação Eletrônica. A inovação é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), envolve 347 unidades escolares, mas não exclui a opção de voto manual.

Com a implantação da votação eletrônica, Salvador sai na frente mais uma vez, já que também foi a primeira cidade do nordeste a promover eleição direta para a escolha de diretor e vice-diretor. Devem votar todos os pais, estudantes a partir de 12 anos, professores e servidores.

Para a subcoordenadora de Gestão Participativa da Coordenadoria de Gerenciamento Escolar, Kilza Rogaciano, a opção do voto eletrônico facilita as eleições, pois o eleitor poderá realizar a votação de qualquer lugar, basta apenas ter acesso à internet. “A iniciativa é muito importante, uma vez que nos anos anteriores alguns pais falavam que tinham dificuldade de ir à escola para realizar a votação. A gente tem incentivado a participação de todos para que eles vejam que fazem parte de todo processo educativo. Não somente na eleição, mas em todas as decisões da escola. Isto sim é democracia”, explicou Kilza.

Auxílio do Mapa Digital - Outra ferramenta utilizada pela Secult para apoiar a realização do processo eleitoral é o Mapa Digital, um aplicativo disponibilizado através da internet, capaz de reunir informações funcionais de toda a rede municipal de ensino. Através do Mapa Digital será possível visualizar quais são as escolas onde acontecerá o processo eleitoral, a quantidade de chapas por unidade escolar e a possibilidade de verificar os resultados da apuração dos votos.
De acordo com o subsecretário da educação, Eliezer Cruz, o mapa vai ser o espelho e o instrumento que dará visibilidade e reforço a transparência ao processo das eleições. “Cada vez mais educação e tecnologia andam juntas, aproximando pais, professores, diretores e servidores da rede pública municipal de ensino, dos aspectos tecnológicos” explicou Cruz.
Os candidatos a diretores preenchem os seguintes requisitos: ter no mínimo seis meses locados na escola, possuir graduação em educação, não ter passado por nenhum ato disciplinar. Outra exigência é que o candidato construa com a equipe integrante da chapa um plano de trabalho da gestão que pretende assumir e ter sido aprovado no curso de gestor que foi oferecido pela Secult.

Este momento é muito importante para a Rede Municipal de Educação, que venha o dia 27/04 , terça-feira , das 8 horas  até ás 20 horas , onde teremos chance de exercitar mais uma vez esse  momento Democratico junto com toda Comunidade Escolar e a CRE Centro estará presente into as suas 39 Unidades Escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário