domingo, 13 de dezembro de 2009

BLOG é informação!!!! Conservando Alimentos

Uma amiga sempre me pergunta quantos dias pode deixar a comida na geladeira. Trabalhamos juntas, vira e mexe deixamos marmitinhas na geladeira da firma pra comer no dia seguinte e ela sempre fica em dúvida. Pra ajudá-la (e a vocês) segue um guia de conservação de alimentos.



Carne bovina crua, de porco ou frango cru: No máximo 3 dias na geladeira, bem embalada em embalagem plástica, com a geladeira abaixo de 10 graus. Peixe cru: no máximo 2 dias em geladeira. Muito cuidado com peixe, estraga muito facilmente! Alimentos preparados: aí varia bastante. Mas a média é de 2 dias em geladeira, para garantir que continue saudável. Verduras: costumam estragar depois de 3 a 4 dias de geladeira. Frutas: entre 2 e 5 dias. Use o bom senso!

Queijos em fatias: 3 dias em geladeira. Queijos em pedaço: até 5 dias em geladeira - Atenção: queijos como Parmesão não devem ser guardados em geladeira, mas sim em local fresco e seco, bem embalados com filme plástico, por até 3 dias. Frios fatiados ou pedaço: 3 dias. Alimentos enlatados após abertos: retire da lata, coloque em pote plástico e conserve em geladeira por até 4 dias. Congelar os alimentos preparados pode ser uma ótima ideia! Com exceção dos que levam creme de leite ou maionese, quase tudo pode ser congelado. Depois de preparar a comida, espere esfriar por meia hora, embale em potes e saquinhos plásticos e guarde no congelador. Carnes cruas duram até 6 meses congeladas. Arroz, feijão e outras perparações simples duram até 4 meses congelados. Comida mais elaborada, como feijoada, molho de macarrão ou sopas podem ficar congeladas por até 3 meses sem problema.









Mas lembre-se da regra de ouro: sua geladeira e freezer devem estar super bem regulados e funcionando bem pra garantir a conservação dos alimentos! E não adianta deixar o arroz o dia todo em cima do fogão, congelar depois e achar que vai ficar bom… não vai! O segredo da conservação de alimentos é garantir a "cadeia de frio", ou seja, ter certeza que o alimento não ficou em temperatura inadequada em momento nenhum depois de preparado. Ah, e sempre confie no seu nariz, nos seus olhos… mesmo que o alimento esteja no prazo de validade, se estiver com cheiro estranho, com uma cor esquisita ou qualquer alteração aparente, não consuma. Intoxicação alimentar é super séria e muito mais comum do que pensamos!



                                                                              
                                      Vamos cuidar da nossa Saúde e do Nosso bem Estar !!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário