segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Alunos da Rede Municipal são homenageados pelo presidente Lula

                                                   


O Dia da Consciência Negra foi comemorado em grande estilo pelos alunos da Rede Municipal de Ensino. Hoje (20), os três estudantes colocados em primeiro lugar do Concurso de Redação Zumbi dos Palmares e a sua Importância para a Identidade dos Povos Africanos no Brasil, receberam os certificados das mãos do presidente Lula, do vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito, e do ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos. A homenagem, que aconteceu na Praça Castro Alves, também contou com a presença do secretário municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Ribeiro Soares.

Soares declarou que o concurso foi de fundamental importância para aprimorar o conhecimento dos alunos e, sobretudo, estimular os jovens a praticarem a leitura e escrita. “Precisamos valorizar cada vez mais a educação através de pesquisas, fazer com que os estudantes reflitam sobre os variados assuntos, desenvolvam o raciocínio e mostrem que são capazes. A prova de que tudo isso é possível são as brilhantes redações produzidas neste concurso”, ressaltou o secretário.

                                             



Para Dejanira Santos, aluna do Segmento de Educação de Jovens e Adultos (SEJA) o concurso foi a oportunidade de mostrar às pessoas que nunca é tarde para começar. Aos 61 anos Dejanira voltou a estudar em outubro do ano passado, depois de 12 anos sem frequentar a sala de aula, e está muito orgulhosa pelo seu desempenho. “A minha redação foi inspirada na história do próprio Zumbi, pelo espírito guerreiro, persistência e força de vontade que ele tinha para conquistar seus objetivos”, contou.
A opinião de Edil Nunes, 15 anos, aluno do sexto ano da Escola Municipal Amélia Rodrigues, não é diferente. A braveza e coragem de Zumbi dos Palmares lhes serviram de exemplo não só para produzir a redação, mas também como modo vida. “Me motivei com a história dele e agora acredito que posso conseguir tudo que quiser se eu lutar. Um dia eu ainda vou ajudar as pessoas mais pobres e fazer doações para os moradores de rua”, disse.
A terceira aluna homenageada foi Talita Santos, 13 anos, estudante da Escola Municipal de Fazenda Coutos. Para ela, a iniciativa de realizar concursos como este é bastante positiva, principalmente para mostrar os talentos que existem dentro da escola pública. “Minha mãe nem acreditou que eu ganhei em primeiro lugar. Acho que a gente precisa de mais ideias dessas nas escolas para nos incentivar a ler, escrever e pesquisar mais sobre os assuntos”, opinou.
No final da premiação, os três alunos homenageados ainda receberam um abraço do presidente Lula. Os inúmeros aplausos da plateia marcaram o fim da cerimônia. Ainda este mês, os alunos da segunda e terceira colocação de cada categoria também serão homenageados. Os premiados de hoje receberão computadores e os alunos que ficaram em segundo e terceiro lugar serão premiados com máquinas fotográficas, aparelhos de MP4 ou telefones celulares.

                                                               


Parabéns aos nossos alunos da Rede Municipal do Salvador e em especial ao  aluno da Unidade Escolar Amélia Rodrigues , EDIL NUNES , de 15 anos que tirou o 1º lugar na  sua categororia .


                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário