segunda-feira, 25 de junho de 2012

Salvador sedia primeira edição de fórum sobre educação






Entre os dias 26 e 28 de junho, Salvador sedia a primeira edição do Fórum Educação em Primeiro Lugar, que acontece no Hotel Pestana. O encontro vai reunir diretores, especialistas, lideranças nacionais e internacionais na área da educação para discutir iniciativas educacionais para atender às necessidades e desafios deste século. O tema do Fórum é 'A Renascença da Educação no Séc. XXI: o que transmitir, a quem transmitir e como transmitir'.

O painel de abertura será realizado no dia 26, no Teatro Castro Alves e contará com as presenças de Arun Gandhi, neto de Mahatma Gandhi e fundador do Gandhi Wordwide Education Institute, do senador Cristovam Buarque e da socióloga Maria Alice Setubal.

O evento tem como proposta repensar o sistema educacional adotado hoje no país, assim como o papel do educador, da escola e dos meios e modos de educar. O Fórum é promovido Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Salvador.

Para João Carlos Bacelar, secretário de educação da capital baiana, esta ocasião será importante para evidenciar a necessidade de colocar a educação em primeiro lugar na agenda dos gestores públicos e da sociedade brasileira, além de discutir a qualificação dos docentes. “Precisamos de pessoas qualificadas para construir o tipo de desenvolvimento que queremos para o país e o futuro para as próximas gerações”, afirma Bacelar.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Centenário de Luís Gonzaga -São João do Escola Municipal Profº Aristides Novis

Luiz Gonzaga nasceu em Exu, Pernambuco, em 13 de dezembro de 1912. Foi um compositor popular. Aprendeu a ter gosto pela música ouvindo as apresentações de músicos nordestinos em feiras e em festas religiosas. Quando migrou para o sul, fez de tudo um pouco, inclusive tocar em bares de beira de cais. Mas foi exatamente aí que ouviu um cabra lhe dizer para começar a tocar aquelas músicas boas do distante nordeste. Pensando nisso compôs dois chamegos: "Pés de Serra" e "Vira e Mexe". Sabendo que o rádio era o melhor vínculo de divulgação musical daquela época (corria o ano de 1941) resolveu participar do concurso de calouros de Ary Barroso onde solou sua música “ Vira e Mexe” e ganhou o primeiro prêmio. Isso abriu caminho para que pudesse vir a ser contratado pela emissora Nacional.

No decorrer destes vários anos, Luiz Gonzaga foi simbolizando o que melhor se tem da música nordestina. Ele foi o primeiro músico assumir a nordestinidade representada pela a sanfona e pelo chapéu de couro. Cantou as dores e os amores de um povo que ainda não tinha voz.

Nos seus vários anos de carreira nunca perdeu o prestígio, apesar de ter se distanciado do palco várias vezes. Os modismos e os novos ritmos desviaram a atenção do público, mas o velho Lua nunca teve seu brilho diminuído. Quando morreu em 1989 tinha uma carreira consolidada e reconhecida. Ganhou o prêmio Shell de Música Popular em 87 e tocou em Paris em 85. Seu som agreste atravessou barreiras e foi reconhecido e apreciado pelo povo e pela mídia. Mesmo tocando sanfona, instrumento tão pouco ilustre. Mesmo se vestindo como nodestino típico (como alguns o descreviam: roupas de bandido de Lampião). Talvez por isso tudo tenha chegado onde chegou. Era a representação da alma de um povo...era a alma do nordeste cantando sua história...E ele fez isso com simplicidade e dignidade. A música brasileira só tem que agradecer...








                                                                              
Aí isso aqui está muito bom e isso aqui tá bão de demais
Olha quem está fora quer entar
mas quem tá dentro não sai !!!!!

                                      

Arraiá da Escola Municipal Permínio Leite

Mais um ano de muita animação no Arraiá da Escola Municipal Permínio Leite, esse ano homenagiamos o Centenário de Luiz Gonzaga além de resgatar brincadeira Juninas que fizeram de nossa festa um sucesso.
Nosso Arraiá aconteceu no dia 20 de junho (quarta-feira) começando pela manhã com as crianças e terminando com uma belíssima apresentação do Grupo Resnascer das Obras Assistenciais Irmã Dulce que fechou nosso dia com uma linda quadrilha para os alunos do SEJA.

    Que colorido MARAVILHOSO !!! Eta festa danada de bão !!!!

                                       Olhe o noturno aí minha gente !!!!


Quem achar primeiro ganha !!!

                                     Foram 12 horas de muito forró e alegria !!!

quarta-feira, 20 de junho de 2012

CMEI Eliezer Audíface realiza culminância do semestre no ritmo do forró!!



Na manhã do dia 20/06, o CMEI DR. Eliezer Audíface realizou a Culminância do semestre com a festa junina abordando o tema Sustentabilidade.

Tanto a decoração feita com papéis recicláveis, como também as lembranças para as crianças feitas com garrafas pets reforçaram a temática que vem sendo trabalhada com os alunos e Comunidade do CMEI.
Segundo a equipe gestora, foram momentos alegres, descontraídos, com apresentações infantis, músicas, vídeo e sorteio do balaio junino.
Parabéns a equipe gestora, Profas Ruth e Márcia e todas as professoras!!! 









Semana de Ação Mundial da Educação Infantil da Municipal Cosme de Farias é um sucesso!!



A Semana de Ação Mundial da Educação Infantil da Escola Municipal Cosme de Farias foi realizada com ações envolvendo os pais, os alunos e a comunidade.




A programação envolveu brincadeiras com as crianças, contagem de histórias e cineminha com as crianças.

A estratégia utilizada foi envolver os alunos do 5º ano estimulando-os que preparassem uma apresentação para os alunos do grupo 4 e 5, enquanto os mesmos também iriam se apresentar.
Depois das apresentações os alunos fizeram um lanche coletivo oferecido pelos alunos do 5º ano.

Os pais do Grupo 4 e 5 foram convidados a participarem de uma atividade para confecção de um desenho coletivo com seus filhos, nesse momento foi enfatizado o compromisso dos pais com a educação das crianças desde a primeira infância.

 

Durante a SAM, foram distribuídos diariamente panfletos orientando a comunidade sobre a importância da Educação Infantil, e para crianças livros de literatura infantil, viseiras e balões coloridos, doces e pintura de rosto.

Parabéns a toda a equipe da Municipal Cosme de Farias pelo excelente trabalho!!!!!!!







São João danado de porreta da João Pedro dos Santos e CMEI Luis Eduardo



É isso mesmo meus queridos blogueiros. As festividades juninas estão a todo vapor nas nossas unidades escolares.
Desta vez a CRE Centro foi conferir a festa "danada de porreta" da nossa querida escola João Pedro dos Santos. Luiz e sua "trupe" deram um "show" de muita alegria. Amendoim, milho, laranja, tangerina, bolos e uma animado forró fizeram a festa um sucesso!!!! 

Mas não parou por aí, do ladinho da João Pedro, nossos "pequenos" do CMEI Luis Eduardo Magalhães também curtiram tudo que tinham direita numa festa contagiante!
Parabéns pessoal!!! 

"ANARRIÊ!!!!!!!!!!"

     

terça-feira, 19 de junho de 2012

Capacitação para manipuladores de Alimentos



ATENÇÃO!!!!!!!!!!!


A SECULT está promovendo uma capacitação para manipuladores de alimentos.
A referida capacitação será nas duas semanas do recesso junino.
Veja a programação a seguir:

Datas: 26 à 29/06 e
          03 à 06/07
Horário:  Manhã 08:00 às 12:00 (turno da CRE Centro)
 Tarde 14:00 às 18:00
Local: IMEJA (Boca do Rio)

Será necessário apenas a presença no turno matutino, porém a(o) manipuladora(o) que não puder participar pela manhã pode ir no turno oposto.

OBS.: É indispensável a presença de TODOS!!!

Att,

Renata Queiroz

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Nossa Senhora dos Anjos realizará Mostra do SEJA II

E os eventos neste mês de Junho não páram pessoal!!!!!!
Anotem na agenda o que vem por aí ...




CONVITE



Convidamos para 3ª mostra do SEJA II: As riquezas das minhas origens – Recôncavo Baiano, no dia 18/06/2012, às 19h30min no pátio da Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos, onde lançaremos o livro: “Conhecer, vivenciar e aprender em Cachoeira”.








É isso mesmo. Estão todos convidados para a Mostra do EMNSA.
A CRE Centro estará lá e contamos com a sua presença para prestigiar este evento!!!!!!!

terça-feira, 12 de junho de 2012

Estudantes conscientizam população sobre preservação ambiental



Coleta de lixo para reciclagem, distribuição de panfletos para conscientização e cartazes sobre a importância da preservação do meio ambiente, foram algumas das atividades realizadas pelos 220 alunos da Municipal Amélia Rodrigues, durante aula pública no Dique do Tororó, na manhã desta quarta-feira (06). A ação, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, foi reakizada pela equipe gestora da escola, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult).
“Precisamos preservar lugares como o Dique do Tororó, pois não podemos perder esta linda natureza”, alerta a estudante do 8º ano, Deise de Queiroz. Durante um passeio pelo dique o motorista Gedison dos Santos foi abordado pelos estudantes e ficou admirado com a atitude. “Por mais que a mídia esteja sempre divulgando a necessidade da preservação do meio ambiente, poucas pessoas realmente fazem atividades como esta. É preciso que este exemplo seja seguido”, destaca.
De acordo com a professora de Ciências Mônica Caldas, a escola trabalha intensivamente dentro da sala de aula com atividades relacionadas com a preservação ambiental. “Este ano tivemos o incentivo da Secult para fazer esta aula pública no Dique para que a população participasse mais ativamente”, completa.
“Este é o terceiro ano que estamos desenvolvendo atividades socioeducativas com preservação ambiental. As turmas estão com atividades especificas de conscientização, reciclagem, como também, oficinas de pintura e arte para promover a aula”, explica João Fernando Gouveia, gestor da unidade. O evento, que faz parte do Projeto “Meio Ambiente: Preservação e Conservação, foi encerrado em clima de comemoração com um piquenique saudável com muitas frutas e sucos.
Fonte: Secult

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Santos Juninos

Neste mês de Junho é comum vermos famílias rezarem as trezenas de Santo Antônio, além das fogueiras de São João e de São Pedro. Queridos santos que muito povoam a cultura popular nordestina.Santo Antônio é o Santo mais popular do Brasil e, também, é conhecido por ser o Padroeiro dos pobres, Santo casamenteiro, sempre sendo invocado para se achar objetos perdidos. Vamos conhecer um pouco da história de Sto. Antônio??






  Fernando de Bulhões (verdadeiro nome de Santo Antônio), nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195, numa família de posses. Aos 15 anos entrou para um convento agostiniano, primeiro em Lisboa e depois em Coimbra, onde provavelmente se ordenou. Em 1220 trocou o nome para Antônio e ingressou na Ordem Franciscana, na esperança de, a exemplo dos mártires, pregar aos sarracenos no Marrocos. Após um ano de catequese nesse país, teve de deixá-lo devido a uma enfermidade e seguiu para a Itália. Indicado professor de teologia pelo próprio São Francisco de Assis, lecionou nas universidades de Bolonha, Toulouse, Montpellier, Puy-en-Velay e Pádua, adquirindo grande renome como orador sacro no sul da França e na Itália. Ficaram célebres os sermões que proferiu em Forli, Provença, Languedoc e Paris. Em todos esses lugares suas prédicas encontravam forte eco popular, pois lhe eram atribuídos feitos prodigiosos, o que contribuía para o crescimento de sua fama de santidade.


A saúde sempre precária levou-o a recolher-se ao convento de Arcella, perto de Pádua, onde escreveu uma série de sermões para domingos e dias santificados, alguns dos quais seriam reunidos e publicados entre 1895 e 1913. Dentro da Ordem Franciscana, Antônio liderou um grupo que se insurgiu contra os abrandamentos introduzidos na regra pelo superior Elias.

Após uma crise de hidropisia (Acúmulo patológico de líquido seroso no tecido celular ou em cavidades do corpo). Antônio morreu a caminho de Pádua em 13 de junho de 1231. Foi canonizado em 13 de maio de 1232 (apenas 11 meses depois de sua morte) pelo papa Gregório IX.

A profundidade dos textos doutrinários de santo Antônio fez com que em 1946 o papa Pio XII o declarasse doutor da igreja. No entanto, o monge franciscano conhecido como santo Antônio de Pádua ou de Lisboa tem sido, ao longo dos séculos, objeto de grande devoção popular.

Sua veneração é muito difundida nos países latinos, principalmente em Portugal e no Brasil. Padroeiro dos pobres e casamenteiro, é invocado também para o encontro de objetos perdidos. Sobre seu túmulo, em Pádua, foi construída a basílica a ele dedicada.

A sabedoria superior e inferior

Meus queridos,
Recebi este texto de nossa coordenadora Suzete. Vamos refletir???



Quando você conseguir superar graves problemas de relacionamentos,

não se detenha na lembrança dos momentos difíceis,
mas na alegria de haver atravessado mais essa prova em sua vida.

Quando sair de um longo tratamento de saúde,
não pense no sofrimento que foi necessário enfrentar,
mas na bênção de Deus que permitiu a cura.

Leve na sua memória, para o resto da vida,
as coisas boas que surgiram nas dificuldades.
Elas serão uma prova de sua capacidade, e lhe darão confiança
diante de qualquer obstáculo.

Uns queriam um emprego melhor;
outros, só um emprego.
Uns queriam uma refeição mais farta;
outros, só uma refeição.
Uns queriam uma vida mais amena;
outros, apenas viver.
Uns queriam pais mais esclarecidos;
outros, ter pais.

Uns queriam ter olhos claros;
outros, enxergar.
Uns queriam ter voz bonita;
outros, falar.
Uns queriam silêncio;
outros, ouvir.
Uns queriam sapato novo;
outros, ter pés.

Uns queriam um carro;
outros, andar.
Uns queriam o supérfluo;
outros, apenas o necessário.

Há dois tipos de sabedoria:
a inferior e a superior.

A sabedoria inferior é dada pelo quanto uma pessoa sabe
e a superior é dada pelo quanto ela tem consciência de que não sabe.
Tenha a sabedoria superior.

Seja um eterno aprendiz na escola da vida.

A sabedoria superior tolera;
a inferior, julga;
a superior, alivia;
a inferior, culpa;
a superior, perdoa;
a inferior, condena.Tem coisas que o coração só fala
para quem sabe escutar.



Chico Xavier

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Municipal Amelia Rodrigues conscientiza população no Dia do meio Ambiente



Coleta de lixo para reciclagem, distribuição de panfletos para conscientização e cartazes sobre a importância da preservação do meio ambiente, foram algumas das atividades realizadas pelos 220 alunos da Municipal Amélia Rodrigues, durante aula pública no Dique do Tororó, na manhã desta quarta-feira (06). A ação, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, foi realizada pela equipe gestora da escola, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult).

“Precisamos preservar lugares como o Dique do Tororó, pois não podemos perder esta linda natureza”, alerta a estudante do 8º ano, Deise de Queiroz. Durante um passeio pelo dique o motorista Gedison dos Santos foi abordado pelos estudantes e ficou admirado com a atitude. “Por mais que a mídia esteja sempre divulgando a necessidade da preservação do meio ambiente, poucas pessoas realmente fazem atividades como esta. É preciso que este exemplo seja seguido”, destaca.

De acordo com a professora de Ciências Mônica Caldas, a escola trabalha intensivamente dentro da sala de aula com atividades relacionadas com a preservação ambiental. “Este ano tivemos o incentivo da Secult para fazer esta aula pública no Dique para que a população participasse mais ativamente”, completa.

“Este é o terceiro ano que estamos desenvolvendo atividades socioeducativas com preservação ambiental. As turmas estão com atividades especificas de conscientização, reciclagem, como também, oficinas de pintura e arte para promover a aula”, explica João Fernando Gouveia, gestor da unidade. O evento, que faz parte do Projeto “Meio Ambiente: Preservação e Conservação, foi encerrado em clima de comemoração com um piquenique saudável com muitas frutas e sucos.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Dia Mundial do Meio Ambiente - 5 de junho




O mundo comemora hoje, dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente. Neste dia renovamos nossos votos de que a natureza poderá, com a ajuda e mudança de hábitos de todos e cada um, se recuperar dos danos sofridos pela ação do homem.

E para testar o tamanho do dano que você vem causando ao planeta, o braço brasileiro da ONG ambientalista internacional WWF* colocou na internet um quiz que calcula quantos planetas Terra seriam necessários se todas as pessoas do mundo tivessem os mesmos costumes que você.


Só por curiosidade: de acordo com a WWF, se o padrão mundial de estilo de vida fosse o das classes A e B, três Terras seriam necessárias. Hoje a população mundial já consome um planeta e meio, daí os desequilíbrios ecológicos. E se a humanidade continuar com os hábitos que tem hoje, em 2030 poderá haver um colapso ambiental.

E então, que marcas você quer deixar no planeta? Faça o teste no site Pegada Ecológica.

3ª formação do Pacto Pela Educação é um sucesso!!!



Nos dias 21/22 de maio aconteceu a 3º formação do programa Pacto Pela Educação, Proposta Para Alfabetizar Letrando, com professores(as) e coordenadores pedagógicos da CRE Centro, tendo seus representantes os formadores Alexsandro Palma e Neilton Sena.


Desta vez, o grupo socializou as experiências vivenciadas durante toda a primeira etapa. Em seguida, se debruçaram no estudo sobre consciência fonológica, um dos pilares desta proposta de alfabetização e puderam perceber a articulação dos fonemas como importante contribuição para o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos.


Concluindo os trabalhos, a equipe se apropriou da 2º etapa, planejando ações para este primeiro mês da etapa citada, que tem como temática, A Turma do Pacto.