domingo, 14 de fevereiro de 2010

CENSO ESCOLAR ENQUANTO GERADOR DE POLITICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS


Instituto Nacional de Estudos


e

                        Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep. Ele é feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.
Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial e educação de jovens e adultos (EJA). O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar.
Essas informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos alunos do ensino Fundamental e Médio, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.

Censo Escolar


Em 2009, as unidades escolares devem atualizar os dados informados em 2008 referentes às escolas, turmas, alunos, docentes e auxiliares de educação infantil. Deverão, também, informar os profissionais/monitores de atividade complementar.
A data de referência do Censo Escolar continua sendo a última quarta-feira do mês de maio, neste ano, dia 27.

Novidades no Censo Escolar 2009

Neste ano, o sistema Educacenso apresentará algumas novidades em relação ao levantamento realizado em 2008:

Cadastro de Escola

- Atendimento Educacional Especializado (se a escola é exclusivamente de atendimento educacional especializado, não exclusivamente ou se a escola não oferece atendimento educacional especializado).

- Recursos Humanos – no campo total de funcionário da escola deverá ser informado, também, o número de profissionais de atividade complementar.

Cadastro de Turma


- Tipo de atendimento: foi incluída a opção Atendimento Educacional Especializado.

- Quando assinalado AEE, uma das opções do tipo de atendimento deve ser informada.

Cadastro de Docente

- No campo de funções que exerce na escola foi incluída a opção Profissional/Monitor de Atividade Complementar

Cadastro de Aluno

- O campo Necessidades Educacionais Especiais teve seu nome alterado para Aluno com deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação, com isso alguns tipos de deficiência estão constando nas novas categorias.

Situação do Aluno

Após a publicação dos dados finais do Censo Escolar, no Diário Oficial da União, é disponibilizado para o usuário o módulo Situação do Aluno. Por meio deste módulo são coletados os dados de movimento (transferido, deixou de freqüentar e falecido) e rendimento escolar (aprovado ou reprovado) dos alunos já cadastrados no Censo Escolar no ano de coleta.

É de responsabilidades das escolas e das secretarias estaduais e municipais de educação o preenchimento dessas informações, que devem ser feitas pelo endereço www.educacenso.inep.gov.br, clicando a opção “Desejo informar a situação do aluno”. O período de preenchimento é de 2 de fevereiro a 15 de março de 2009.

O preenchimento correto dos dados é fundamental para o cálculo das estatísticas básicas de educação, para o acompanhamento das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).




                                       Contatos:


                                                           educacenso@inep.gov.br
                                                           censoescolar@inep.gov.br
                                                           Fala, Brasil: 0800616161








sábado, 13 de fevereiro de 2010

" AMÉLIAFOLIA ¨


Pelo terceiro ano consecutivo a comunidade escolar da Escola Municipal Amélia Rodrigues e também do bairro do Tororó tem oportunidade de concretizar e culminar o projeto "AMÉLIAFOLIA" importante proposta/ferramenta educacional desenvolvida pela equipe docente dessa Escola, cujas ações e situações pedagógicas realizadas com os alunos do Ensino fundamental (Pré-escolar ao 9º ano), demonstram a relevância do carnaval para nossa cidade, informando-os sobre aspectos favorecedores da cultura baiana: sua musicalidade, sua dança, sua economia (emprego e renda), sua irreverência, os serviços prestados, etc.
Mravilha AméliaFolia !!!!Parabéssssss!!!!

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Jornada Pedagógica 2010 --Polo I --Espaço Aeroclube

¨ Não devemos permitir que alguém  saia da nossa presença  sem se sentir melhor e mais feliz ¨.
                                                                                               
                                                 Madre Tereza de Calcutá


No Espaço do Aeroclube  de Salvador estavam
2 700 Educadores do Ciclo I e II de Aprendizagem da Escolas Municipais do Salvador.

Temas Abordados :

1-Síndrome da Segunda feira - Profº Marcio Kuhne
2-Motivação , Atitudes e Resultados -Profº Belotti  e
Prof ºHeinz Artur
3-Neurodesenvolvimento e Neuopsicologia X Transtorno de Aprendizagem  -Profª Berenice Romaneli e ProfºNeader Abreu
4-A Ludicidade discutidab a partir da música e da infuência no processo da Aprendizagem -Profº Guilherme Romaneli
5-Síndromes e Transtornos que afetam Educandos e Educadores -Profº Cezar Braga

Acertando no Alvo



Coletamos vários depoimentos de professores de TODAS as Regionais e foi  dito que a muito tempo que não se faz uma Jornada Pedagógica como essa.Temas relevantes voltados para o professor , para o seu EU ,para uma melhor qualidade de vida , fazendo  o professor refletir e se fazer acreditar que pode fazer e pode também fazer com que seu aluno acredite que ele é capaz de aprender, melhorando a sua auto-estima.

Com a palavra as Coordenadoras Regionais :



As CRE´s entendem o momenton da Jornada Pedagógica 2010 , como momento de valorização do Professor da Rede Municipal do Salvador .Esta valorização consiste em possibilitar aos Educadores , análise sobre seu posicionamento como Ser Humano, diante de sua ação prática na escola e na sala de aula  num movimento trnsformador de vidas.
A afetividade ve a ética foram utilizados como base  sustentabilidade , ao trabalho Pedagógico a ser desenvolvido de forma tecnicamente competente .
Neste momento deparamos com uma mudança de concepção, onde o Ser Humano , reconhecendo-se  GENTE QUE CUIDA DA GENTE ...
O que nos conduz a perguntar insistentemente :

O QUE É EDUCAÇÃO ????
O QUE É ESCOLA ???
O QUE É APRENDIZAGEM ???
O QUE É ENSINO????
E....PARA QUE FAZEMOS TUDO ISSO ????

Essas respostas só poderão  ser encontradas coletivamente , e se todos NÓS , nesta grande Rede , continuarmos com o processo de Humanização dos Saberes e Fazeres , com nitides dos CONCEITOS , VALORES   E    AMOR !!!!!
Parabéns aos professores do Ciclo I e II  de Aprendizagem , da Rede Municipal do Salvador , que fizeram da Jornada .....uma Jornada de Sucesso !!!

Coordenadora Regional da CRE Centro -Profª Christianne Navarro
Coordenadora Regional da CRE São Caetano -Profª Denise Freitas
Coordenadora Regional da Cidade Baixa -ProfªHelenita Seixas
Coordenadora Regional da Liberdade - Profª Jô Bahia
Cooirdenadora Pedagógica da CRE Cidade Baixa -Profª Luciene Costa





A Jornada Pedagógica foi um Sucessssssssssssssssssso !!!!!


segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Jornada Pedagógica 2010

O que faz uma escola ser bem-sucedida? Qual a receita de uma escola pública  ser considerada um centro de referência? Embora atuando em locais  diferentes e seguindo modelos educacionais distintos, ambas atribuem os bons resultados à mesma razão: a proposta pedagógica, construída coletivamente e concretizada num bom planejamento. A proposta pedagógica é a identidade da escola: estabelece as diretrizes básicas e a linha de ensino e de atuação na comunidade. Ela formaliza um compromisso assumido por professores, funcionários, representantes de pais e alunos e líderes comunitários em torno do mesmo projeto educacional. O planejamento é o plano de ação que, em um determinado período, vai levar a escola a atingir suas metas. Do planejamento, depois, sairão os planos de aula, adaptados ao cotidiano em classe.
 
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 diz que a proposta pedagógica é um documento de referência. Por meio dela, a comunidade escolar exerce sua autonomia financeira, administrativa e pedagógica.Também chamada de projeto pedagógico, projeto político-pedagógico ou projeto educativo, a proposta pedagógica pode ser comparada ao que o educador espanhol Manuel Álvarez chama de "uma pequena Constituição". Nem por isso ela deve ser encarada como um conjunto de normas rígidas. Elaborar esse documento é uma oportunidade para a escola escolher o currículo e organizar o espaço e o tempo de acordo com as necessidades de ensino. Além da LDB, a proposta pedagógica deve considerar as orientações contidas nas diretrizes curriculares elaboradas pelo Conselho Nacional da Educação e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Para Álvarez, o ideal é que o documento seja o resultado de reflexão coletiva. E como chegar ao consenso? "Proporcionando espaços para que cada uma das partes exponha seus objetivos e interesses com base nos princípios educativos com os quais todos concordam", diz o educador. Esse esforço conjunto harmoniza as diferenças entre os grupos que compõem a escola. Um dos desafios para chegar a bom termo nessa elaboração, observa o educador francês Bernard Charlot, é manter a coerência entre a teoria e a prática. "De que vale um discurso pedagógico do tipo construtivista e práticas que o contradizem?", questiona Charlot. Manter a proposta pedagógica e o planejamento escolar atualizados é a recomendação feita pela educadora Madalena Freire, de São Paulo. "Tanto a proposta como o planejamento são processuais e devem correr em paralelo com a construção do conhecimento", diz ela. Isso impede que os dois documentos se transformem em instrumentos engavetados, só revistos no fim do ano. Essa burocratização leva muitos professores a considerar ambos como desnecessários e inviáveis. "O planejamento serve como roteiro para os professores, permitindo aplicar no dia-a-dia a linha de pensamento e ação da proposta pedagógica". O que não significa determinar uma forma única de planejar todas as disciplinas: a avaliação dos erros e acertos é que vai permitir a melhor escolha. Para planejar, é importante cada professor dominar o conteúdo de sua matéria - mas isso de nada valerá se ele não escutar os alunos e não valorizar o que já conhecem. O professor deve sempre se perguntar: o que meus alunos já sabem?
O que ainda não conhecem?
 O que, como e quando ensinar?
Onde ensinar?
Com base nas respostas, ele propõe atividades que façam sentido para os estudantes daquela comunidade. Se for uma aula de literatura, por exemplo, lembre-se de que os alunos de uma escola da periferia não têm o mesmo contato com livros que os de uma escola de classe média. Você precisa valorizar o saber do grupo e, após cada atividade, refletir sobre sua prática. Em vez de atribuir aos alunos incapacidade de aprender, o ideal é que você analise  as próprias inadequações ao ensinar.
Geralmente feito no início do ano ou do semestre para abranger todo o período, o planejamento pede acompanhamento constante, na opinião de Madalena. O trabalho deve ser reavaliado em reuniões quinzenais com a participação de toda equipe e sob a liderança do coordenador. Uma primeira avaliação geral pode ser feita no final do primeiro bimestre para corrigir desvios e lançar bases para o resto do período. Nesse momento, os professores checam se os conteúdos são fundamentais para o aprendizado; se há articulação entre os segmentos (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio); se as reuniões pedagógicas estão sendo bem aproveitadas e se o planejamento favorece o envolvimento da família e da comunidade na escola.
 
É importante  uma proposta  que tenha a cara da escola"
 
Devemos nos questionar :
 
Quem somos?
Onde queremos Chegar?
Como atingir os objetivos?
O que fazer?
 
Características de uma boa proposta pedagógica

Para que o documento de sua escola seja eficaz, ele deve:

- Ser resultado da discussão de toda a comunidade escolar.
- Conter princípios pedagógicos que correspondam ao contexto e à prática da sala de aula dos professores.
- Se adaptar sempre que houver mudanças no público, na realidade da comunidade e, com isso, nos objetivos do ensino.



Características de um bom planejamento

-Para que o planejamento contemple aprendizagens para todos, ele deve:
Operacionalizar os conteúdos fundamentais para a escola.


- Garantir a articulação entre todos os segmentos escolares (desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II  ) e entre as áreas de conhecimento.

- Prever tempo para formação docente e para reuniões pedagógicas

                                                                  
O ano letivo de 2010 na Rede Municipal de Ensino será iniciado no dia 8 de fevereiro, mas os gestores e professores da Secretaria Municipal da Educação Cultura Esporte e Lazer (Secult) se reúnem uma semana antes para participarem da Jornada Pedagógica 2010. O tema deste ano é Conceitos, Valores e Amor e a expectativa é de que cerca de seis mil professores participem do evento, que será realizado de 1º a 5 de fevereiro.

Será uma semana intensa, produtiva e de integração, com diversas atividades para todos os professores municipais nas suas diferentes funções, cargos e segmentos de atuação, durante os três turnos. Nos dois primeiros dias, todos os profissionais serão acolhidos em seus locais de trabalho para receber informações detalhadas sobre a Jornada e realizar o planejamento pedagógico de 2010.

O terceiro dia do evento, quarta-feira, será de integração e todos os envolvidos estarão reunidos na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, a partir das 17 horas, para a Aula Inaugural. O educador Roberto Carlos Ramos - que inspirou o filme recém lançado o Contador de História - será o palestrante da noite e abordará o tema Pedagogia do Amor. O encerramento da noite será feito por duas grandes atrações musicais, dando destaque a parte cultural do evento.

Já nos dias 04 e 05 de fevereiro, os docentes vão participar de palestras e mini cursos voltados para o segmento de atuação deles na Rede Municipal de Ensino, que serão ministrados por profissionais da Educação reconhecidos nacional e internacionalmente, como Jussara Hofman, Maria Clara Machado, Ordália Almeida, Silvia Helena Cruz e Anderson Pena.

A intenção é tratar de questões lúdicas, aproximar os professores de atividades culturais e ao mesmo tempo garantir a formação continuada e o estudo, instrumentos imprescindíveis para prática pedagógica de excelência”, ressaltou o coordenador Pedagógico da Secult, Manoel Calazans.

O secretário Carlos Soares acrescentou que a jornada é um momento de grande importância para toda a rede. “Trata-se de uma grande mobilização da Secult para os profissionais da educação do município com intenção de criar espaço de formação mobilização, alem de levantar a auto estima do professor”, reforçou.

Confira a programação da Jornada Pedagógica 2010:

Dia 01 e 02 de fevereiro: Abertura e acolhimento dos profissionais nas suas respectivas escolas.

Dia 03 de fevereiro: Aula Inaugural na Concha Acústica

Dia 04 e 05 de fevereiro: Palestras e cursos de capacitação dos docentes da Rede Municipal de Ensino. É importante ressaltar, que cada segmento será atendido em um local e turno:

Segmento / Local / Turno
- Educação Infantil / Hotel Pestana / Matutino e Vespertino
- SEJA I e II / Hotel Pestana / Noturno
- Ciclos de Aprendizagem I e II / Aeroclube Plaza Show - Cinemas / Matutino e Vespertino
- 6º ao 9º Ano / Shopping Barra - Cinemas / Matutino e Vespertino
- Encontro de Gestores / Shopping Iguatemi – Cinema / Matutino e Vespertino
- Encontro de Coord. Pedagógico / Shopping Iguatemi – Cinema / Matutino e Vespertino
- Professores de Artes / Shopping Iguatemi – Cinema / Matutino e Vespertino
- Professores de Inglês / Shopping Iguatemi – Cinema / Matutino e Vespertino

Veja um pouco do que foi mo nosso 1º dia !!!!!!
Parabénsssssssssssss!!!!!!!


Unidade Escolar Abrigo do Salvador







Unidade Escolar Nossa Senhora dos Anjos






Unidade Escolar Professor Aristides Novis




Unidade Escolar Capistrano de Abreu




Unidade Escolar Joir Brasileiro



CMEI  Yeda Barradas Carneiro






Unidade Escola Escolar Clemilda Andrade





Unidade Escolar Comunitária da Histárte





Unidade Escolar Virgem de La Almudenã





CMEI  Luis Eduardo Magalhães









Unidade Escolar João Pedro dos Santos







Unidade  Escolar Paroquial da Vitória



Unidade Escolar Braz do Amaral




Unidade Escolar Santa Angela das Mercês





Pessoal está é uma pequena parte da Jornada Pedagógica das Unidades Escolares da CRE Centro.
Amanhã tem muito mais !!!!!!!!!!!!!
Parabénsssssssssss!!!!!!